Topo

Conheça aplicativos de smartphone que dão dicas para você cair na balada

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

25/01/2013 06h10

Vai sair de casa, mas está sem ideias de passeio? Pois o smartphone pode resolver esse problema – ou pelo menos ajudar você a encontrar um destino. Aplicativos gratuitos identificam sua localização e mostram o caminho para danceterias, bares, restaurantes e outros estabelecimentos e passeios próximos, com direito a avaliações de outros visitantes. E podem ajudá-lo, também, a voltar com segurança para casa.

Kekanto

Funciona como uma rede social para quem procura uma boa dica de passeio. Os usuários dão suas opiniões sobre danceterias, bares, restaurantes e outros estabelecimentos que visitaram. Basta tocar no ícone desejado (como baladas), que ele identifica sua localização e exibe uma lista de estabelecimentos. Ele mostra distância em quilômetros até sua casa, telefone do lugar, mapa, preços cobrados, horário de funcionamento, capacidade e a opinião de quem já foi.

É possível deixar comentários ou mesmo fotos. Possui integração com Facebook e Twitter, para compartilhamento de opiniões com a lista de amigos. 

Grátis para iPhone, Android, Blackberry e Windows Phone

Guia UOL

Aplicativo que reúne informações sobre shows, bares, restaurantes e danceterias (entre outras opções de lazer), das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília. Basta tocar no tipo de passeio desejado.

Em cinema, por exemplo, o conteúdo está dividido em estreias, filmes em cartaz e busca por gênero, além de salas de exibição (por nome, região e localizadas perto do usuário). Ao tocar na opção “perto daqui”, o aplicativo utiliza a localização do smartphone para mostrar, por ordem de distância (exibida em quilômetros), a opção mais próxima e o que há em cartaz na região.

Escolhido o programa, é só tocar em rota para que o caminho a seguir seja exibido em um mapa. 

Grátis para iPhone e Android

Cidade Online

Apesar de mostrar 15 cidades em sua lista de opções de seleção, o Cidade Online não exibiu, em nossos testes, informações sobre vários lugares importantes, como São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.

Sobre os municípios dos quais realmente possui dados, o aplicativo exibe um cardápio modesto de informações sobre shows, com data, local, preço cobrado e site. Inclui o ícone “eu vou” (que mostra a quantidade de pessoas que confirmaram presença), recurso de lembrete e compatibilidade com as redes sociais, para a divulgação no Facebook e Twitter de seus planos de balada. 

Grátis para iPhone e Android

Motorista da vez

Como bebida e direção não combinam, o app Motorista da vez pode ajudá-lo a selecionar um dos amigos que vai para a balada, mas ficará sem beber desta vez. Isso porque ele será o responsável por levar seus companheiros para casa em segurança. O programa é uma iniciativa do Detran do Rio Grande do Sul.

Para utilizá-lo, é preciso ter uma conta no Facebook: o programa utiliza a rede social para coletar e compartilhar informações. O usuário seleciona o tipo de veículo que será usado, escolhe até quatro amigos com os quais vai sair, e o programa seleciona quem não poderá beber. A informação sobre o motorista da vez é publicada no perfil do escolhido e o resultado também pode ser compartilhado com os amigos via Twitter.

A versão para iPhone travou várias vezes durante nossos testes. Sem trocadilhos. 

Grátis para iPhone e Android