Topo

Golpistas usam tragédia de Santa Maria para roubar dados bancários via internet

29/01/2013 15h31

Empresas de segurança alertam para golpes na internet que usam a tragédia de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, para enganar usuários de computador. Segundo a companhia de antivírus Kaspersky, um e-mail que circula desde a manhã desta segunda-feira (28) oferece o link para um vídeo, que instala em máquinas desprotegidas um código malicioso.

Essa praga tem como objetivo levar as vítimas a sites falsos de bancos – com isso, elas podem digitar seus dados bancários nas páginas fraudulentas. A primeira mensagem detectada pela Kaspersky tinha o título "Vídeo mostra momento exato da tragédia em Santa Maria no Rio Grande do Sul" e um arquivo vídeo.zip.

Segundo a empresa Bitdefender, já foram identificados dez tipos de e-mails maliciosos que usam a tragédia do Rio Grande do Sul para enganar internautas. Além disso, os golpistas criam sites fraudulentos nos quais as vítimas em potencial chegam ao fazer buscas na internet pela tragédia ("Imagens chocantes de Santa Maria" e "Vídeo do Incêndio no RS" são exemplos de frases).  

"Sempre que ocorre uma catástrofe natural ou desastres de grandes proporções, os hackers se aproveitam do forte componente de curiosidade mórbida do público para oferecer supostas imagens chocantes. Desta forma, podem inocular em milhares de máquinas o código malicioso que permite a manipulação dos dados, identidade e recursos do usuário", afirmou em comunicado Eduardo D'Antona, diretor da Bitdefender. 

Redes sociais
Além dos e-mails e ferramentas de busca, é possível que esses golpistas tirem proveito das redes sociais para infectar computadores. Fabio Assolini, diretor da Kaspersky, recomenda que os usuários desconfiem e mantenham cautela com links oferecendo supostos vídeos e fotos.