Topo

Curitiba é a segunda cidade brasileira a ter rede móvel 4G

Do UOL, em São Paulo

04/02/2013 16h04

A cidade de Curitiba (PR) passa a ser a segunda no país com rede 4G a partir desta segunda-feira (4). Conforme havia sido adiantado pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a Claro iniciou na capital do Paraná a venda de planos para uso da rede móvel de quarta geração, que oferece velocidades de conexão superiores ao 3G.

Segundo Paulo Bernardo, Curitiba é a segunda cidade a ter 4G devido à desocupação da faixa de frequência necessária para instalar a tecnologia na cidade. A faixa era ocupada pela Net.

A operadora anunciou também que vai começar a vender tablets da Samsung compatíveis com a rede 4G brasileira. A partir de março, afirma a empresa, o Galaxy Note 10.1 e o Galaxy Note 2 com suporte ao 4G estarão disponíveis nas lojas da operadora em todo o Brasil.

Por enquanto, a Claro vende, compatíveis com a rede 4G brasileira, os smartphones Motorola RAZR HD e o Samsung Galaxy SIII, além do modem Huawei E392.

Além da capital paranaense, a tecnologia 4G estará disponível nas cidades-sede da Copa das Confederações até abril de 2013 e nas demais cidades da Copa do Mundo até dezembro, conforme cronograma da Anatel.

A primeira cidade a receber a rede 4G comercialmente foi Recife (PE), em dezembro do ano passado. As cidades de Campos do Jordão (SP), Paraty e Búzios (RJ) possuem a rede ainda em caráter experimental.