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Crianças com TV no quarto e celular têm desempenho pior em teste de leitura, indica estudo

Posse de telefone celular piora resultados em teste de leitura; instrumentos musicais melhoram - Shutterstock
Posse de telefone celular piora resultados em teste de leitura; instrumentos musicais melhoram Imagem: Shutterstock

Do UOL, em São Paulo

05/02/2013 09h40

As crianças que têm aparelho de TV no quarto e telefones celulares se saíram pior em um teste de leitura, segundo um estudo divulgado pela Fundação Nacional de Pesquisas em Educação (Reino Unido).

A pesquisa, divulgada no final do ano passado, dá um enfoque local ao levantamento PRIS 2011, que comparou a capacidade de leitura e atitudes em relação a esse hábito. Foram consideradas crianças entre 9 e 10 anos em 49 países. 

Aqueles que possuem instrumento musical (76% dos jovens entrevistados no Reino Unido) tiveram média de 559, segundo a pontuação utilizada pela fundação. Sem instrumento musical (24%), esse número caiu para 528. 

Já os jovens que têm celular (68%) ficaram com média de 544, contra 568 daqueles sem aparelho (32%). Os entrevistados com aparelho próprio de TV (67%) registraram média de 540, contra 576 de quem não tem TV (33%). Por fim, os donos de aparelhos de DVD (65%) tiveram média de 542, pior que os 569 registrados por quem não tem (36%).
 
O estudo também mostra o tempo que 3.927 jovens britânicos de 129 escolas diferentes dedicam a diferentes atividades (leitura, TV e videogame). Compare na tabela abaixo. 

 Menos de 30 minutosDe 30 min. a 1 horaDe 1 a 2 horasDe 2 a 3 horasDe 3 a 5 horas5 horas ou mais
Leitura43%34%12%5%2%3%
Assistir a TVs e filmes (incluindo DVD)14%25%23%17%9%12%
Jogar no videogame ou computador34%26%15%10%6%9%

Entre os 45 países pesquisados, a média é de 500 pontos – o Reino Unido ficou acima disso, com 552. Hong Kong aparece em primeiro lugar (571), seguido de Rússia (568) e Finlândia (568). Marrocos (310), Omã (391) e Qatar (425) apresentaram os piores resultados. O Brasil não participou da pesquisa.