Topo

Dúvida do leitor: Como funciona um GPS e por que trata-se de um serviço gratuito?

O GPS possui um receptor que capta informações de localização enviadas por satélite - Divulgação
O GPS possui um receptor que capta informações de localização enviadas por satélite Imagem: Divulgação

Bianca Bellucci

Do UOL, em São Paulo

05/02/2013 06h00

O leitor Lucivaldo entrou em contato com o UOL Tecnologia com alguns questionamentos a respeito do funcionamento de aparelhos GPS. Ele gostaria de saber se esse tipo de eletrônico “tem alguma placa ou chip específico para fazer comunicação com o satélite”.

Além disso, Lucivaldo relata outras dúvidas, sobre como é feita a comunicação entre satélite e portátil e por que esse tipo de serviço de navegação é gratuito. Ele gostaria de saber se existe a possibilidade do GPS funcionar em um tablet, sem auxilio de conexão Wi-Fi ou de 3G.

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

De acordo com Juan José Gonzalez-Zuazo Contreras, diretor de vendas para América Latina da TomTom, empresa de sistemas de navegação, o aparelho não precisa de conexão à internet porque cada dispositivo de GPS tem um receptor que capta informações de localização de satélites. “Existem 27 em órbita, ao redor da Terra. Ao colocar um endereço no GPS, ele deve localizar quatro ou mais satélites, descobrir a distância de cada um e depois concluir sua própria posição”, diz o executivo.

Sobre o serviço não cobrar taxas, o executivo da TomTom revela que “a transmissão do sinal de GPS só é gratuita porque, na década passada, os Estados Unidos abriram o acesso a seus satélites, deixando que fossem utilizados sem ônus”. “Desta forma, toda a categoria de dispositivos de navegação portátil passou a disponibilizar seus satélites de graça também”, conta.

Para acessar o sinal do GPS, que dispensa a conexão com a internet, basta ter um dispositivo receptor do serviço. Por isso, ele pode, sim, ser acessado por tablets e smartphones que utilizam o recurso. “Para motoristas, o ideal é contar com um aparelho específico, já que costumam ter tela maior, som mais elevado e suporte. Entretanto, nada impede que usuários de telefones móveis com suporte a GPS acessem o serviço”, finaliza Contreras.