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Procon-SP notifica Tim a esclarecer motivos de falhas na rede de telefonia

Do UOL, em São Paulo

05/02/2013 14h40Atualizada em 05/02/2013 14h54

A Fundação Procon-SP (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) notificou a operadora de telecomunicações Tim a esclarecer os problemas na rede de telefonia ocorridos nesta terça-feira (5). Durante a manhã, o rompimento de dois cabos de fibra óptica no bairro da Vila Mariana, zona sul de São Paulo (SP), deixou parcialmente indisponível serviços da Tim (telefonia móvel) e da Intelig (telefonia fixa)

De acordo com a assessoria da Tim, 15% dos usuários na área do DDD 11 foram afetados. Usuários de áreas adjacentes à cidade de São Paulo também enfrentaram instabilidade no serviço. O UOL apurou que por volta das 13h25 os serviços começaram a ser restabelecidos. A Tim, em nota, afirmou que a rede voltou ao normal por volta das 14h20.

O Procon-SP informa que a empresa deverá detalhar os motivos das falhas, o número de consumidores prejudicados, quais serviços foram afetados e quais providências tomará para compensar os usuários lesados. A operadora Tim disse que ainda não foi notificada oficialmente pelo Procon-SP, mas que estará a disposição para os esclarecimentos necessários.

Segundo o  CDC (Código de Defesa do Consumidor), a partir de 30 minutos de interrupção do serviço, o assinante tem o direito ao abatimento proporcional do valor da assinatura (um dia de interrupção equivale a um dia de desconto). Se o problema atingir pelo menos 10% da base de consumidores, a operadora deve fazer ampla divulgação sobre o ocorrido.

Caso a operadora não faça o abatimento na conta pela falta de serviço, o Procon-SP recomenda que o consumidor procure algum órgão de defesa do consumidor ou a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para registrar uma reclamação.

Parte dos serviços do UOL que utiliza a rede da Tim foi prejudicado. Entre os serviços estavam o UOL SAC, Emprego Certo, BOL SAC, suporte do UOL Host, UOL Diveo, UOL Boa Compra, entre outros.