Topo

Dicas SEO: saiba como criar títulos apropriados para as ferramentas de busca

ThinkStock
Imagem: ThinkStock

Por Edgard Matsuki

Do UOL, em São Paulo

06/02/2013 06h10

Se fosse possível dar apenas uma dica de SEO (técnica para melhorar posicionamento de conteúdo nas buscas), seria: crie um bom título para os buscadores. Apesar de todos os mistérios que o Google guarda em relação ao modo que rastreia e ranqueia as páginas, mesmo os iniciantes em otimização de sites sabem que o título é um dos elementos mais “pesados” para o buscador.

Por isso, vale parar e gastar um bom tempo no melhor título possível para o seu texto. Algumas dicas simples podem ajudar nesse processo de criação. Confira cinco delas.

A palavra-chave tem de estar no título

É importantíssimo manter o foco na palavra (ou termo de duas ou três palavras) com a qual você deseja ser encontrado pelo Google. Antes mesmo de começar a primeira linha do seu texto, é bom ter noção exata desse termo. Tendo essa palavra na cabeça, coloque-a no título do seu texto. 

Quanto mais no início do título o termo estiver, melhor. Neste sentido, o melhor a fazer é criar um título objetivo. Uma fórmula para isso é fazer a pergunta “sobre o que eu vou escrever?”. Normalmente, a resposta dessa questão (com algumas adaptações) renderá um bom título.

Faça títulos descritivos

Enquanto em um impresso (jornal, revista, folheto etc.) a lógica do título é fazer com que ele chame atenção, na internet a principal regra é ser descritivo.

Exemplo: se você está escrevendo uma lista sobre os navegadores mais populares da internet, vale mais escrever um título “quais são os navegadores mais populares da internet” do que “Chrome derrota Firefox na guerra dos navegadores” ou mesmo “Chrome é o rei”. Apesar de o primeiro título parecer menos impactante, ele com certeza seria mais encontrado pelo Google.

Uma boa dica é usar o título para responder uma pergunta. Voltando ao exemplo acima, seria muito mais fácil alguém perguntar “quais são os navegadores mais populares da internet?” do que questionar “Chrome derrota Firefox na guerra dos navegadores?” ou “Chrome é o rei?”.

Faça uma busca no Google antes de criar o título

Apesar de ser responsável por incríveis pérolas na internet, o recurso autocompletar do Google também tem suas utilidades. Ele pode, por exemplo, ajudar na hora de criar um título para SEO.

O procedimento é simples: pegue a palavra-chave (ou termo de duas ou três palavras) e digite no Google. Leve em consideração os termos complementares que aparecem no recurso. Se eles aparecem, é porque alguém procurou por eles.

Normalmente, alguns termos auxiliares como “quem é”, “quem foi”, “como fazer”, “quais são” sempre aparecem no autocompletar do Google. E todos são muito úteis na hora da criação de um título.

Crie um título provisório e depois modifique

Outro macete na hora da criação dos títulos é salvar o título da postagem (no caso de um blog) e depois trocá-lo. Da primeira vez, salve um título mais simples e sem acento. Ex: “navegador mais popular”. Depois, troque o título para algo com mais personalidade.

Isso é feito porque o primeiro título é o que fica na URL (endereço do site). Se for feito corretamente, o endereço do post ficará da seguinte forma: site.com.br/navegador-mais-popular. Já no título, é possível fazer uma modificação como: “Quais são os navegadores mais populares da internet”.

Alguns sites (como o WordPress) têm plug-ins que permitem ao usuário editar a URL do site. Nesses casos, não é preciso fazer esse procedimento. É só criar dois títulos e colocar um na URL.

Sem truques

A quinta e última dica para criar bons títulos na internet é a de não abusar de todos os recursos para criar títulos otimizados. Se o Google perceber que o seu site está forçando a barra para aparecer bem, você vai perder alguns pontos com o buscador.

Ex: se o seu texto não diz quais são os navegadores mais populares da internet ou esse não é o ponto central dele, não coloque esse título.

Outro cuidado a se tomar: uma vez que você já colocou um título otimizado, tente não repetir o termo durante o texto. O excesso de repetição também pode ocasionar uma punição do Google. Saiba mais sobre punições aqui.