Topo

Aplicativos gratuitos para smartphone mostram quais os próximos feriados

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

11/02/2013 06h00

Brasileiros adoram feriados. Prova disso é que os programas para smartphone que mostram as próximas datas de folga costumam estar entre os mais baixados nas lojas de aplicativos. São apps gratuitos que mostram as datas festivas nacionais, estaduais e municipais. Alguns trazem até datas comemorativas de outros países (útil em viagens). Conheça quatro opções de programas.

Feriados 2013

Aplicativo com interface bem simples, que divide as datas de folga de 2013 por região. Na página inicial, há uma contagem regressiva para o próximo feriadão, com a exibição de quantos dias faltam para a folga e se há alguma data festiva nesta semana.
 
No item Mais Feriados é possível fazer uma busca porcomemorações municipais, por exemplo, ao colocar o nome da cidade. Mas esse recurso carece de mais informações, exibindo apenas as datas, sem explicar o motivo do festejo. Já o item Estaduais traz mais conteúdo. Exibe publicidade o tempo todo.
 
Grátis para iPhone
 
Tavindo – Feriados e Eventos

O programa, gratuito para quem tem smartphone Android, não se limita aos feriados brasileiros. Com ele, é possível conferir os dias de folgas também dos Estados Unidos (para não encontrar lojas fechadas, por exemplo, no caso de uma viagem).


Para configurar a base de dados por país, basta abrir Configurações, tocar em Origem dos Feriados e escolher apenas entre nacionais brasileiros ou incluir os norte- americanos.


Além do dia da semana e do nome da comemoração, ele exibe a origem do festejo em Detalhes. A lista inclui datas comemorativas até 2014, mas não mostra os feriados municipais.


Grátis para Android


Feriados Rio


Se você pensa em passar uns dias na cidade maravilhosa, vale conhecer esse aplicativo. Ele traz uma interface bonita e fácil de utilizar. Ao abrir o programa, você já fica sabendo quantos dias faltam para o próximo feriado, seu significado e se há eventos relacionados nos bairros do Rio de Janeiro.


O calendário não se limita apenas aos próximos meses: há informações sobre datas festivas até 2016, para quem gosta de se programar com muita antecedência. Inclui informações sobre hotéis, restaurantes, teatros e praias, com a identificação da localização do usuário e a exibição dos resultados em mapas. Mas fica devendo ferramentas de buscas.


Grátis para iPhone


Feriados


Para quem vai viajar para Portugal, Coreia do Sul, Estados Unidos ou mesmo pelo Brasil, o Feriados pode ser útil. Ele traz as datas comemorativas desses quatros países, com direito a festejos nacionais e estaduais, no caso do nosso país (basta escolher o estado na base de dados). Mas falha ao não incluir informações municipais.


E o aplicativo também economiza em matéria de dados sobre o motivo da comemoração. Só traz data e nome do feriado, sem mais explicações. Sua interface é básica, com poucas telas, e exibe anúncios o tempo todo.


Grátis para Android