Topo

Posts no Facebook despertam ciúmes mais facilmente em mulheres, aponta estudo

Do UOL, em São Paulo

14/02/2013 12h41

Mulheres são mais propensas a sentir ciúmes do que homens ao ler posts no Facebook, principalmente se elas imaginam que as outras pessoas veem problemas no relacionamento do casal, segundo um estudo da Universidade do Alabama (EUA).

Segundo o site “Live Science”, a pesquisa foi feita com 226 casais heterossexuais da universidade. Em um cenário hipotético, os entrevistados tinham de imaginar que encontravam uma foto do parceiro com uma pessoa do sexo oposto no perfil do Facebook dele. Ainda, os participantes podiam ver quais eram as configurações de privacidade do perfil do parceiro para saber para quem aquela foto estava visível na rede social.

As mulheres demonstraram sentir mais ciúmes do que os homens ao imaginar o cenário proposto na pesquisa. Em média, as mulheres disseram que o nível de ciúmes, em uma escala de zero a nove, era seis. Já para os homens o nível foi quatro.

Tanto homens como mulheres relataram sentir ainda mais ciúmes ao saberem que a foto publicada tinha nível de privacidade restrito – o que poderia indicar que o parceiro estaria tentando esconder algo. Já quando a foto estava visível para todos os contatos do Facebook, o nível de ciúmes caiu para o grupo de homens, enquanto que no de mulheres permaneceu alto.

As mulheres também se sentiam mais chateadas que os homens se elas tinham poucas fotos com o parceiro no Facebook dele.