Topo

Do celular para as redes: conheça aplicativos para publicação de vídeos na web

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

15/02/2013 06h00

Com a popularização dos smartphones, ficou muito fácil capturar vídeos ou fotos. E com os aplicativos certos, em poucos segundos é possível ter esse material compartilhado com seus amigos em todo o mundo, pelas redes sociais. Selecionamos quatro apps que permitem gravar imagens, editá-las e publicá-las e poucos segundos em serviços como YouTube, Facebook ou Twitter.

YouTube Capture

Ferramenta oficial do Google para seu popular serviço de compartilhamento de vídeos, o app Capture conecta com facilidade o smartphone a contas de usuários do YouTube. Depois de fazer o login com seu e-mail e senha (os mesmos usados para serviços como o Gmail), é possível ter acesso a recursos para a melhoria dos vídeos capturados, com correção de cor e estabilizador de imagem. Feitos os ajustes, ele permite compartilhar suas gravações diretamente com o Facebook, Google+ e Twitter, além do YouTube, claro.

É possível configurar o programa para que as gravações iniciem e parem sempre que você girar o aparelho para o modo paisagem. Capturada a cena, basta colocar um nome e, caso desejar, cortar trechos e inserir uma trilha sonora. Permite gravação em HD (720p).

Grátis para iOS

Qik

Aplicativo cheio de recursos que pode ser integrado ao Facebook, Twitter ou YouTube, para a publicação direta de vídeos. Ao contrário de outros softwares, sua câmera permite dar zoom nas imagens, além oferecer vários efeitos especiais que deixam a filmagem com cenas duplicadas, acrescentam espirais, esticam os elementos ou dão à cena um ar de antiga. Assim que você termina o vídeo, ele já começa a fazer o upload para o seu perfil na rede do Qik e para os outros serviços selecionados pelo usuário. E o resultado também pode ser enviado por Video Mail, uma mensagem de correio eletrônico com o link direto para o seu arquivo publicado. Inclui recurso de chat com vídeo via internet.

Grátis para iPhone e Android

Viddy

Mistura de rede social com serviço de vídeo, oferece a publicação de filminhos em serviços como Facebook, Twitter, YouTube e Tumblr, além de na própria rede do Viddy. Os vídeos feitos pelos usuários ganham trilha sonora pop, podem ter trechos excluídos e configurados para serem exibidos apenas para os seus amigos ou para qualquer um. O usuário também pode acrescentar tags e marcar sua localização. Com recursos de várias outras redes, ele permite seguir outras pessoas, curtir vídeos, deixar comentários e ver a lista dos assuntos mais falados no momento. Mas tem uma limitação importante: os vídeos só podem ter até 15 segundos.

Grátis para iPhone Android

Twitvid

Programa bem simples, que trabalha apenas com Facebook e Twitter. Logo que abre o aplicativo, o usuário escolhe em qual serviço deseja publicar seus filmes. O app carrega automaticamente as informações de sua conta e solicita que o usuário selecione um vídeo já armazenado em sua biblioteca ou que faça um novo. Aí é só colocar um texto, categoria e localização e escolher onde pretende publicá-lo. Ele acrescenta um link que remete para o vídeo no serviço Telly, além do texto selecionado. Inclui uma lista dos vídeos mais vistos na rede do Twitvid.

Grátis para iOS e Android