Topo

Billboard inclui músicas do YouTube em lista semanal de sucessos; 'Harlem Shake' fica em 1º lugar

Do UOL, em São Paulo

22/02/2013 09h30

A revista BillBoard anunciou nesta semana que passará a incluir em sua lista semanal Hot 100 músicas populares no site de vídeo YouTube – com a mudança, a música “Harlem Shake”, do DJ Baauer, aparece na primeira posição no ranking de 2 de março. Para fazer essa alteração, a Billboard e a Nielsen tiveram de alterar a metodologia do ranking, do qual já faziam parte downloads de músicas e canções via streaming (direto da internet), entre outros.

No anúncio feito na quarta-feira (20), a Billboard afirma que o objetivo é “refletir de forma mais abrangente as divergentes plataformas para consumo de música disponíveis hoje em dia”. “Há 70 anos, um hit era definido pelo número de vendas de um single ou sua transmissão via rádio. Apesar de essas alternativas ainda serem viáveis, Cee Lo, Gotye, Psy e Baauer mostram que um som pode ser um sucesso estrondoso somente com o YouTube”, afirmou Bill Werde, diretor da Billboard.

Além do sucesso no YouTube, que originou diversas paródias, o “Harlem Shake” também teve 262 mil downloads, segundo a BillBoard. Por esse motivo, a música teria entrado na 15ª posição mesmo se o YouTube não tivesse entrado para a medição.  O vídeo do hit hip hop está no YouTube desde agosto de 2012, mas versões alternativas começaram a se espalhar freneticamente na internet no início de fevereiro. A coreografia da dança mostra sempre uma pessoa sozinha e, depois de um tempo, vários outros participantes "invadem" a cena.

Outra música que ganhou destaque por causa do YouTube foi “Stay”, da cantora Rihanna, que passou do 57º para 3º lugar no ranking com 3,8 milhões de cliques no site de vídeo. “Started From the Bottom”, de Drake, passou do 63º para 10º lugar, com 5,1 milhões de acessos no YouTube. Com a nova forma de medição, o hit “Gangnam Style” voltou a subir, levando o sul-coreano Psy da 48ª para 26ª posição. 

Assista ao 'Harlem Shake' original