Topo

Britânicos buscam pelo Facebook doador de rim para filho de 7 anos

Matthew Pietrzyk, 7, sofre de uma doença genética rara que danificou seus rins, que não conseguem filtrar proteínas corretamente - Reprodução/Facebook
Matthew Pietrzyk, 7, sofre de uma doença genética rara que danificou seus rins, que não conseguem filtrar proteínas corretamente Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

04/03/2013 20h35

Uma campanha no Facebook tenta conseguir doador de rim para Matthew Pietrzyk, um menino britânico de sete anos morador de Glenfield, no Reino Unido, segundo o “Daily Mail”.

‘’Um milhão de curtidas no Facebook provavelmente não darão um rim para mim, mas talvez sim. E também estamos aumentando a conscientização sobre a doação de órgãos”, diz o cartaz na rede social segurado pelo garoto, portador de uma doença genética rara que danificou seus rins, que não conseguem filtrar proteínas corretamente.

Ele já teve um dos órgãos removido em 2007 para receber um rim saudável de sua mãe, mas o órgão foi rejeitado e teve de ser retirado também.

Os posts com o pedido de doação conseguiram até o momento mais de 300 mil curtidas no Facebook. Nicola Pietrzyk, 33, mãe de Matthew, disse que "adoraria se a campanha pudesse encontrar um doador para o filho". “Mas se ela encorajar mais pessoas a participar do registro de doação de órgãos, e ajudar mesmo que seja só mais uma pessoa, isso seria incrível”, disse Nicola a um jornal local.

Enquanto não encontra um doador, Matthew passa por sessões diárias de diálise de até 12 horas e pode beber apenas 850 mililitros de líquidos por dia.