Topo

Controle por movimento em TV da Samsung é preciso, mas exige treino

Para usar o controle por movimentos, o usuário tem de estar exatamente na altura em que ele é apontado - Flávio Carneiro/UOL
Para usar o controle por movimentos, o usuário tem de estar exatamente na altura em que ele é apontado Imagem: Flávio Carneiro/UOL

Flávio Carneiro

Do UOL, em Bogotá (Colômbia)*

06/03/2013 06h05

Como aposta para 2013, a Samsung anunciou ter aprimorado seu sistema para controlar Smart TVs usando voz e movimento, sem o uso do tradicional controle remoto. Durante os testes do UOL Tecnologia, no entanto, foi necessário treinar para fazer o aparelho obedecer corretamente aos comandos. A ''evolução'' do recurso foi demonstrada no Samsung Fórum, em Bogotá (Colômbia), na terça-feira (5).

Para utilizar o recurso de mover com as mãos a seta que aparece na tela, é preciso fazer um sinal (que mais parece um juramento, com a palma da mão para frente), até que a TV detecte a presença de alguém. Essa foi uma tarefa árdua, pois o sensor, posicionado acima da TV, é muito preciso. O usuário tem de se posicionar exatamente na altura em que ele está apontado: não há margem de erro. Uma diferença de 15 centímetros de altura entre o demonstrador do estande e o repórter já foi o bastante para serem necessários ajustes na distância do sensor.

Uma vez entendido onde o usuário está, o sensor não aceita movimentos bruscos. Para mover uma tela, por exemplo, basta um leve movimento da mão para direita. Mas, se for muito rápido, o sensor “perde” a mão do usuário e é preciso repetir o processo acima.

Esses detalhes fazem com que seja necessária uma curva de aprendizado relativamente longa. No entanto, depois de “pegar o jeito”, o recurso de movimentar a tela com as mãos se mostrou eficiente e preciso em relação aos “cliques” (que são feitos fechando a mão).

A Samsung também anunciou ter aprimorado o comando de voz, disponível em português, inglês e espanhol. O usuário precisa “cumprimentar” o aparelho para acionar a funcionalidade, dizendo “Oi, TV”. Como havia muito barulho na área de demonstração, inclusive o som do hit “Gangnam Style”, não foi possível testar essa função do aparelho.

A fabricante afirma que, somando os acionamentos por voz e gestos, o sistema aceita mais de 300 comandos. Esses recursos estão disponíveis na linha 2013 de TVs.

*O repórter viajou a convite da Samsung