Topo

Saiba onde reciclar seu telefone celular e outros produtos eletrônicos

Do UOL, em São Paulo

07/03/2013 06h01Atualizada em 12/03/2013 13h48

Os números sobre lixo eletrônico em todo o mundo são bastante imprecisos – até porque esse descarte é feito muitas vezes de forma inadequada. Esses equipamentos contêm centenas de materiais diferentes (até 1.000 componentes em um celular, segundo a ONG Greenpeace), sendo que muitos deles apresentam metais pesados, como mercúrio, cádmio e chumbo. Para evitar que esses itens poluam o ambiente e prejudiquem a saúde das pessoas, é importante sempre descartar eletrônicos da maneira adequada – no Brasil, há diversos centros de coleta.

VEJA O PASSO A PASSO DA RECICLAGEM DE UM CELULAR

Muitas fabricantes de celulares e computadores têm iniciativas de reciclagem, e as operadoras de telefonia móvel também (sendo que, neste último caso, não importa qual a marca do seu aparelho). Há ainda outras opções, como centros de descarte que recebem qualquer tipo de eletrônico, de qualquer marca. Quem estiver disposto a pagar pelo conforto pode ainda agendar a retirada dos eletrônicos em sua própria casa. Com tanta opção, só não recicla quem não quer. Conheça abaixo opções para descartar seu eletrônico usado.

ELETRÔNICOS VARIADOS

Cedir (Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática) – São Paulo
É preciso agendar a entrega dos eletrônicos de qualquer marca na USP (Universidade de São Paulo), para que sejam entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Conheça aqui as opções de contato e veja também como funciona o Cedir.

Descarte certo – Brasil
O cliente pode pedir a retirada dos eletrônicos antigos em sua casa, em qualquer parte do país. O serviço é pago, sendo que o valor depende do item descartado. Uma das opções é comprar uma caixa de papelão da Descarte Certo em supermercados, por R$ 60 (inclui coleta). Essa caixa é retirada na casa do cliente quando estiver cheia ou atingir o limite de 20 kg.

CELULARES

Claro
Empresa tem pontos de coleta de celular para clientes e não clientes, instalados em suas lojas e em agentes autorizados (veja lista dos pontos de coleta)

Extra e Pão de Açúcar
O Grupo Pão de Açúcar tem pontos de coleta em vários de seus supermercados (veja lista dos pontos de coleta)

Oi
Diversas lojas da operadora recebem telefones antigos e baterias sem uso (veja lista dos pontos de coleta). É preciso preencher um termo de entrega, disponível nas próprias lojas. 

Tim
Nas lojas da operadora há urnas para descarte de pilhas, baterias e celulares, que podem ser usadas por clientes ou não clientes.

Vivo
Todas as lojas próprias e também revendedores exclusivos da empresa têm urnas para coleta de telefones celulares antigos.

FABRICANTES DE ELETRÔNICOS

Apple
Após contato do cliente, para fornecer dados pessoais e dizer qual o produto a ser descartado,  a empresa gera um código que permite envio gratuito pelos Correios de qualquer equipamento da marca. Conheça opções de contato

Dell
A empresa recolhe gratuitamente produtos de sua marca em todo o país (pode haver uma taxa, em caso de cancelamento). O usuário deve agendar a coleta preenchendo um formulário no site da companhia.

HP
Os cartuchos de tinta da HP podem ser levados até as lojas da própria marca, estabelecimentos da rede Kalunga ou Saraiva. No caso de computadores ou outros equipamentos da marca, o cliente pode entrar em contato com a empresa, que informa como descartá-los.

Itautec
O usuário deve preencher um cadastro e contatar a empresa para agendar a entrega do produto da marca em um ponto de coleta. Conheça aqui as opções de contato para solicitar o serviço. 

Lenovo
A empresa informa seus usuários onde descartar produtos de sua própria marca. Conheça aqui as opções de contato para solicitar o serviço. 

Philips
Os produtos da Philips podem ser coletados em casa mediante pagamento de R$ 40 ou levados até pontos de coleta da empresa, disponíveis na maioria dos Estados brasileiros (veja lista).

Positivo
A fabricante brasileira tem um programa de reciclagem, que indica ao consumidor qual o ponto de coleta mais próximo de sua residência. Conheça aqui as opções de contato desse serviço da empresa. 

Samsung
A empresa tem um serviço voltado a cartuchos originais de impressoras e multifuncionais da marca. A empresa retira os produtos usados em casa, mediante agendamento. Conheça aqui as opções de contato para solicitar o serviço. 

Semp Toshiba
A companhia diz ter mais de cem pontos de coleta em todo o país, para coleta e reciclagem de produtos e acessórios da marca. O interessado deve baixar um termo de doação no site, imprimir e levar preenchido junto com o eletrônico. Conheça aqui as opções de contato para solicitar esse serviço.

Sony
A iniciativa de descarte consciente da empresa refere-se somente a pilhas e baterias, que podem ser levadas a postos de serviço autorizado ou às lojas próprias da marca.