Topo

Aplicativos localizam restaurantes e pedem comida via internet

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

11/03/2013 06h00

Está indo para casa e bateu aquela fome? Pois se você tem smartphone ou tablet, pode consultar o cardápio de centenas de restaurantes e fechar o pedido. Com o uso da internet, aplicativos mostram as opções mais próximas do usuário, divididas por tipo de culinária, menus com preços e alguns deles até fazem a conexão direta entre você e os estabelecimentos que trabalham com delivery, sem a necessidade de falar com atendentes. Conheça quatro opções – e não se esqueça de checar o valor mínimo e a taxa de entrega antes de fechar o pedido.

iFood

Utiliza o sistema de localização do smartphone para exibir uma lista de restaurantes naquela região, que trabalham com entrega – a organização é do mais próximo ao mais distante. A ferramenta mostra o tipo de comida oferecida (japonês, árabe, chinesa...), gasto médio, a distância em quilômetros para o seu endereço e o tempo estimado de entrega, entre outras informações.

Escolhida uma das opções, ele abre o cardápio, com preços e detalhes de cada prato. É só definir a quantidade que ele mostra o valor a ser cobrado. Na hora de fechar o pedido, é preciso criar um cadastro com login e senha. Ele mostra se correu tudo bem e avisa que é só aguardar a entrega.

Sua base de dados trabalha com cerca de 1.000 restaurantes que aceitam os pedidos online (mais 5.000 para encomenda por telefone), em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Manaus, entre outras.

Grátis para iPhone e Android

Pedidos Já

Serviço trabalha com mais de 1.000 restaurantes para pedidos online. Seu aplicativo para smartphones com iOS ou Android localiza o endereço do usuário e mostra o que há disponível nas proximidades, exibidos em um mapa ou lista. Também indica e realiza pedidos em estabelecimentos que trabalham com congelados.

Para fazer uma encomenda é preciso criar uma conta no serviço ou utilizar o login do Facebook. Superada essa etapa, basta escolher o restaurante e navegar por opções como pratos quentes, entradas e saladas, por exemplo, escolhendo a quantidade e inserindo os itens ao carrinho de compras. Trabalha com entregas em cerca de 30 cidades.

Grátis para iPhone e Android

Top Delivery

Aplicativo simples, que permite realizar a busca por endereços mais próximos (com raio de abrangência configurável para, no máximo, cinco quilômetros) ou por digitação, mas não faz pedidos online. Marcado o endereço, ele organiza as opções na região por tipo de culinária e mostra quantos restaurantes daquela especialidade há por perto. Ao tocar em um tipo de comida, ele exibe a lista por proximidade, informando a quantos quilômetros ele está localizado.

Surgem na tela informações como telefone, horário de atendimento, formas de pagamento e o botão ligar, para discar sem a necessidade de digitar os números. Há espaço para anotações e os locais podem ser classificados como favoritos. O cadastro de estabelecimentos é gratuito.

Grátis para iPhone

OnePizza

Dedicado aos amantes das “redondas”, ele mostra endereços de pizzarias mesmo em regiões mais distantes dos grandes centros, normalmente não cobertas por vários aplicativos. Mas não permite realizar os pedidos diretamente no app nem mostra os cardápios com preços.

Os estabelecimentos são exibidos por proximidade, bairro ou nome. Ao tocar em um deles, surge um mapinha com sua localização e botões para compartilhar com os amigos via e-mail, Twitter ou Facebook, além da opção Encomendar, que liga para a pizzaria. Inclui área para os endereços favoritos do usuário.

Grátis para iPhone para Android