Topo

Bar nos EUA já proíbe uso de Google Glass; preocupação é com privacidade

Do UOL, em São Paulo

11/03/2013 10h44

O Google Glass, dispositivo de realidade aumentada, ainda nem chegou ao mercado e já está causando polêmica. Um bar de Seattle (EUA), chamado “The 5 Point Cafe”, divulgou um comentário na página oficial do estabelecimento no Facebook repudiando o uso do novo produto do Google dentro do local.

Para avisar seus clientes da proibição, o estabelecimento escreveu: “Para registro, 'The 5 point' é o primeiro comércio de Seattle a banir o Google Glass.". A mensagem também diz que os “infratores” serão convidados a se retirar.

De acordo com o proprietário do local, Dave Meinert (em entrevista para a rádio americana “KIRO-FM”), parte do comunicado foi uma brincadeira para interagir com os seguidores do bar no Facebook, mas a preocupação com o acessório é séria.

Segundo Meinert, o gadget está realmente proibido, pois ele pode violar a privacidade dos visitantes, já que o produto é capaz de fotografar e filmar discretamente - e transmitir tudo pela internet.

O Google se pronunciou sobre o caso por meio de um porta-voz para o site “Cnet”. A empresa afirmou que ainda é muito cedo para que a população se adapte ao Google Glass e que espera, assim como aconteceu com celulares e notebooks, que normas sociais sejam criadas para o uso da tecnologia.

Vídeo do Google mostra funcionamento do Glass