Topo

Google anuncia "limpa" de vários serviços e fim do Reader para 1º de julho

Sede do Google em Mountain View (Califórnia) nos Estados Unidos - Paul Sakuma/AP
Sede do Google em Mountain View (Califórnia) nos Estados Unidos Imagem: Paul Sakuma/AP

Do UOL, em São Paulo

13/03/2013 20h56

Em post publicado nesta quarta-feira (13) em blog oficial, o Google anunciou que vai fechar vários serviços, dentre eles o Reader, aplicação disponível na internet que lê feeds RSS (basicamente, a aplicação permitia agrupar notícias de diferentes sites). A companhia chamou o processo de fechamento de alguns serviços da empresa de "limpeza de primavera”.

“Essas mudanças nunca são fáceis. Mas ao canalizar nossos esforços, nós podemos nos concentrar em criar ótimos produtos que são mais relevantes para nossas vidas”, informou Urs Hölzle, funcionário do Google, em post no blog oficial da companhia (em inglês).

Também estão na lista do Google para serem aposentados: Google Cloud Connect (que permite editar arquivos do Office diretamente na nuvem), Google Building Maker (que possibilita a criação de modelos 3D de prédio para o Google Maps), Google Voice para BlackBerry e o fim do suporte ao editor de imagens Snapseed para Macintosh e Windows.

No entanto, a aplicação que mais deve fazer falta aos usuários é o Google Reader. Criado em 2005, com ele é possível assinar feeds de diversas páginas e agrupar notícias. Segundo a empresa, quem quiser utilizar outros leitores de RSS pode exportar as assinaturas e dados do Reader.

De acordo com o Google, com essa “limpeza de primavera”, a companhia já soma 70 recursos fechados desde 2011.