Topo

Fotos mostram evolução tecnológica desde a morte de João Paulo 2º ao papa Francisco

DO UOL, em São Paulo

14/03/2013 18h37

O blog de fotos da ''NBCNews'' mostrou como a tecnologia evoluiu no mundo nos últimos oito anos, usando duas imagens: a primeira, mostra a passagem do corpo do papa João Paulo 2º, em 2005; a segunda, a escolha do Papa Francisco, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, em 2013.

A primeira foto, frisa Carlo Dellaverson, da “NBC News”, foi tirada dois anos antes do iPhone ser lançado no mundo e parece “de uma outra era”. Já a segunda, tirada na última quarta-feira (13), mostra centenas de fiéis tirando fotos do novo papa com seus smartphones e tablets. Uma cena que parece quase “normal”, diz ele. “As duas, vistas juntas, refletem um mundo mudando, mesmo que algumas tradições antigas permaneçam as mesmas”, escreve o jornalista.

Vale destacar que as fotos, embora parecidas, foram tiradas em locais diferentes. A primeira foi tirada em uma praça próxima à Basílica de São Pedro, no Vaticano; a segunda, em frente à sacada da Basílica de São Pedro.

  • Evolução da tecnologia: à esquerda, em 2005, fiéis assistem ao cortejo fúnebre do papa João Paulo 2º. À direita, em 2013, fiéis tiram fotos do novo papa Francisco

2005

  • Reprodução/NBCNews

    Fiéis acompanham a passagem do corpo do papa João Paulo 2º, no Vaticano

2013

  • Michael Sohn/AP

    Fiéis tiram fotos com tablets e smartphones enquanto papa Francisco é anunciado no Vaticano