Topo

Samsung Galaxy S4 é lançado com tela de 5 polegadas e tradutor por voz em português 'brasileiro'

Juliana Carpanez

Do UOL, em Nova York (EUA)*

14/03/2013 20h28Atualizada em 15/03/2013 12h50

A Samsung apresentou nesta quinta-feira o aguardado smartphone Galaxy S4, que é mais fino, mais leve e tem tela maior que o SIII: ele vem com tela de 5 polegadas de Super Amoled, mas pesa ''só" 130 gramas. Apesar das mudanças no hardware, o destaque na apresentação do aparelho foram os novos recursos de software. Segundo a empresa, o aparelho chega para se integrar à forma como os usuários vivem hoje e compartilham informações.

Ele estará disponível em abril, em 327 operadoras e 155 países, com conectividade 4G em todas as diferentes frequências das redes usadas, garantiu a Samsung. Um dia após o evento, a companhia informou que o preço sugerido para o aparelho é R$ 2.399 (com processador de oito núcleos e conexão 3G) e R$ 2.499 (com processador de quatro núcleos e 4G).

Serão duas câmeras no smartphone: traseira, de 13 megapixels, e frontal, de 2 megapixels. Uma tecnologia chamada Dual Camera permite que o usuário do telefone também apareça nas fotos ou vídeos. Ele entra na imagem principal em um quadradinho, que pode ser redimensionado.

Além disso, essas fotos tiradas pelo Galaxy S4 são organizadas automaticamente no ''Story Album'', de acordo com o local em que foram tiradas. Outro recurso permite que cem fotos sejam tiradas em até quatro segundos -- depois o usuário seleciona as que deseja para compor um quadro.

 Galaxy SIIIGalaxy S4
Tela4,8 polegadas (306 ppi)5 polegadas (441 ppi)
ProcessadorQuad-core de 1,4 GHzOcta-core de 1,6 GHz ou Quad-core de 1,9 GHz
Peso133 g130 g
Câmera traseira8 megapixels13 megapixels
Câmera frontal1,9 megapixel2 megapixels
Armazenamento16/32/64 GB16/32/64 GB
ConectividadeWi-Fi/3G/4GWi-Fi/3G/4G
SistemaAndroid 4.1.2Android 4.2.2

O Galaxy S4 virá com memória RAM de 2GB e com o processador Samsung Exynos 5, de oito núcleos, ou Snapdragon S4 Pro, de quatro núcleos, dependendo da região onde for vendido. O processador de oito núcleos – o Exynos 5 Octa, apresentado em janeiro desde ano – é muito bem-vindo numa época em que os usuários exigem cada vez mais de seus telefones celulares, realizando diversas tarefas ao mesmo tempo. Trata-se do primeiro smartphone a chegar ao mercado com essa tecnologia, enquanto os aparelhos mais sofisticados contam no máximo com chips quad-core.

O smartphone também ganhou uma bateria mais duradoura que o SIII, de 2.600 mAh, que é removível. Além disso, possui capacidade de armazenamento de 16, 32 ou 64 GB.

Vale lembrar que o Galaxy SIII tem tela de 4,8 polegadas, câmera traseira de 8 megapixels, processador quad core e bateria de 2.100 mAh.

  • Reprodução

    JK Shin, presidente da Samsung, apresenta o Galaxy S4, novo smartphone da fabricante

JK Shin, presidente da Samsung, disse que a empresa sempre está “comprometida com a inovação” e que “escuta o que seus consumidores desejam”. “Queremos tecnologia que nos ajude a viver de forma mais simples, por isso escutamos o que vocês gostariam de ver nas suas vidas”, destacou. “Imagine interfaces sem necessidade de toque. Pense em se comunicar com os amigos ao redor do mundo sem barreiras de linguagem. Esse é o mundo que imaginamos: com o smartphone sempre conosco”, exemplificou.

Apesar das grandes expectativas em relação ao hardware, o novo aparelho dá muita ênfase nos recursos de software, que vão além daqueles oferecidos pelo sistema operacional Android (4.2.2 - Jelly Bean). Com isso, a Samsung pretende se destacar de outros fabricantes que rodam o sistema operacional do Google. Em resumo, o diferencial deixa de ser apenas o hardware e passa a ser também recursos exclusivos da marca.

Sensores especiais

Entre os recursos "inteligentes", o Galaxy S4 terá oito sensores de gestos, temperatura e de umidade. Eles serão usados para que o usuário interaja de uma nova forma com o aparelho. É possível, por exemplo, fazer com que as páginas de sites "rolem" para cima e para baixo somente alterando a inclinação do celular. Com isso, não é necessário encostar no smartphone ao ler uma notícia muito longa: basta incliná-lo que o "pé" do texto subirá.

O recurso chamado Smart Scroll - que foi antecipado antes do lançamento - exige que o usuário esteja olhando para a tela. Caso contrário, o comando por gestos não funciona. A novidade é um avanço em relação à tecnologia Smart Stay, disponível no SIII, que não desliga a tela enquanto o usuário estiver olhando para ela.

Uma novidade chamada Smart Pause segue essa mesma linha e pausa um vídeo quando identificar que o usuário não está olhando para a tela.

Com cara de ficção científica, um recurso chamado Air View permite dar comandos ao aparelho sem encostar nele. Ao posicionar o dedo sobre uma imagem em miniatura, é possível vê-la em tamanho maior. Quando o usuário faz o mesmo sobre o título de um e-mail, visualiza o começo da mensagem. E dá também para "folhear" um álbum de fotos para frente e para trás sem encostar na tela.

Essas funcionalidades podem parecer frescura,  mas os detalhes fazem fazer a diferença no estágio avançado em que se encontram os smartphones top de linha – no qual a maioria cumpre muito bem o seu papel.

Controles por voz aprimorados

  • 6641
  • true
  • http://tecnologia.uol.com.br/enquetes/2013/03/14/o-galaxy-s4-faz-a-samsung-ficar-um-passo-a-frente-da-apple-no-mercado-de-smartphones.js

O Galaxy S4 vem com o S Translate, recurso que consegue traduzir frases em nove línguas: francês, alemão, inglês (americano e britânico), italiano, chinês, japonês, coreano e, a grande novidade, em português (brasileiro). A frase original e a tradução podem ser feitas em voz ou texto.

Na prática, o recurso pode ajudar um turista perdido ou traduzir e-mails escritos em outras línguas. É preciso estar conectado à internet para traduzir frases específicas, mas há alternativas já programadas (para pedir ajuda no aeroporto, por exemplo) que dispensam conexão com a rede.

Samsung Hub

A interface que agrega conteúdos (notícias, vídeos, músicas), chamada Samsung Hub, ganhou um visual semelhante ao de uma revista, para facilitar a busca e compra dessas mídias. 

Rivalidade

As características do S4 colocam a empresa sul-coreana à frente da Apple, sua principal concorrente no setor de smartphones top de linha. Isso porque o iPhone 5 concorre diretamente com o agora “ultrapassado” Galaxy SIII – há rumores de que a empresa de Steve Jobs apresentará uma nova versão do aparelho em meados deste ano, para aí sim bater de frente com o S4.

Enquanto isso não acontece, os holofotes estão todos voltados à novidade da Samsung. Seguindo um “roteiro” que há anos antecede os lançamentos da Apple, a apresentação do Galaxy S4 foi antecedida de muitos rumores, apostas e expectativas – mais do que em qualquer outro lançamento da marca.

Houve incentivo da parte da fabricante, que criou vídeos antecipando a apresentação e também divulgou foto com apenas uma parte do aparelho, aguçando a curiosidade. Em Nova York, a famosa área da Times Square exibia painéis anunciando a chegada de um novo produto da Samsung.

Em 2012, segundo a consultoria IDC, a Samsung ultrapassou pela primeira vez a Apple no mercado de smartphones. A sul-coreana fechou o ano com 29% do mercado, contra 21,8% da concorrente (no ano anterior, os valores eram 22,5% e 23%, respectivamente). Na sequência aparecem Huawei (4,9%), Sony (4,5%) e ZTE (4,3%).

*A jornalista viajou a convite da Samsung