Topo

Um quarto dos adolescentes nos EUA adota celular como principal forma de acesso à web

Do UOL, em São Paulo

19/03/2013 09h00

Um estudo realizado nos Estados Unidos mostra que três em cada quatro adolescentes (74%) acessam a internet usando telefones celulares, tablets e outros eletrônicos portáteis. Um quarto deles (25%) afirma navegar mais na internet via telefone do que qualquer outro meio -- se considerados apenas os donos de smartphones, metade usa esses aparelhos como fonte primária de acesso.

Entre os adolescentes dos EUA, 78% têm celular. Cerca de 37% são donos de smartphones (contra 23% em 2011) e  23% deles têm tablets. A pesquisa da Pew Research, divulgada na semana passada, entrevistou 802 pessoas com idades entre 12 e 17 anos. O levantamento foi feito entre julho e setembro de 2012.

Considerando os adultos de até 65 anos, o uso da internet em portáteis fica em 55%; entre aqueles com idade entre 18 e 49 anos, a porcentagem é a mesma dos adolescentes (74%). Cerca de 15% usam a internet mais no celular do que em outros meios – um valor consideravelmente menor do que o dos adolescentes.

Uso da internet nos EUA, dividido por faixa etária

O levantamento mostra que 95% dos jovens de 12 a 17 anos nos Estados Unidos conectam-se à internet - uma porcentagem que vem se mantendo desde 2006. A forma de acesso, no entanto, “vem mudando drasticamente com o tempo”, como define a pesquisa, citando a migração dos desktops para os portáteis sempre conectados.

“De muitas formas, os adolescentes representam o grupo à frente da conectividade móvel e seu padrão de uso da tecnologia geralmente sinaliza as mudanças futuras na população adulta”, diz o estudo. “Cada vez mais, esses telefones permitem que os adolescentes estejam sempre online – em alguns casos, servindo até a forma prioritária de acesso.”