Topo

Fim do MSN: 'aposentadoria' do comunicador vira isca para golpes

Windows Live Messenger (também chamado de MSN) está previsto para ser aposentado em 30 de abril - Getty Images
Windows Live Messenger (também chamado de MSN) está previsto para ser aposentado em 30 de abril Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/03/2013 11h24

O fim do comunicador instantâneo Windows Live Messenger (também chamado de MSN), previsto para ser aposentado oficialmente no país em 30 de abril, virou tema para golpes aplicados via internet. Segundo a empresa de segurança Kaspersky, já é possível encontrar diversos sites maliciosos com essa temática – alguns deles chegam a usar os links patrocinados do Google para aparecer com destaque nas pesquisas. 

“Numa simples busca no Google por ‘MSN Messenger’, o primeiro resultado exibido é de um link malicioso de um domínio registrado com dados falsos, criado somente para distribuir um trojan bancário, disfarçado como instalador [do MSN]”, afirma comunicado da Kaspersky. Os softwares maliciosos chamados de trojan, ou cavalo de Troia, podem por exemplo enviar remotamente dados encontrados no computador invadido.

Ainda de acordo com a empresa de segurança, há uma peculiaridade nesse golpe. Depois de um determinado horário (por volta das 18h), o site malicioso oferece o Windows Live Messenger legítimo para download. A alteração seria uma tentativa de não levantar suspeitas. Se o usuário baixar o falso comunicador, oferecido nos golpes, o programa malicioso fará diversas modificações no sistema – entre elas, remover programas antivírus. 

O popular programa de comunicação instantânea será substituído pelo Skype (empresa adquirida pela Microsoft em 2011).