Topo

Publicitário brasileiro usa humor e nostalgia para criar capas divertidas de Facebook

Capa de Facebook feita pelo Japa Japeta especial para o UOL Tecnologia - Reprodução/Japa Japeta
Capa de Facebook feita pelo Japa Japeta especial para o UOL Tecnologia Imagem: Reprodução/Japa Japeta

Flávio Carneiro

Do UOL, em São Paulo

20/03/2013 06h00

Japa Japeta. É com esse apelido que o publicitário Henrique Kenji Setogutti, 26, tenta ganhar notoriedade no Facebook. Fazendo capas humorísticas, que combinam a foto de fundo com sua imagem do perfil, Japa angaria ‘curtidas’ em sua fã page – e diz já ter até conseguido emprego por causa dos trabalhos que cria na web.

A ideia de customizar a capa do Facebook surgiu com a insatisfação que Setogutti tinha com o próprio perfil. “Eu achava sem graça [a capa] e queria fazer algo divertido. Aí, eu coloquei os personagens do game ‘Street Fighter’. De repente, ganhei centenas de ‘curtir’”, afirmou. Por se tratar de algo muito pessoal, em que as fotos do autor são integradas a outras imagens, a produção é para "consumo próprio".

As capas, que podem levar de dez minutos até três horas para ficarem prontas, têm temas nostálgicos, como os desenhos a que o humorista assistia quando era criança. “Quando eu era pequeno, ficava aguardando o próximo episódio do ‘Cavaleiros do Zodíaco’. Minhas capas são nostálgicas e quero que as pessoas lembrem que tiveram uma infância maravilhosa”, explicou.

A investida de Japa na internet já deu resultados – sem contar as mais de 8.000 curtidas. Ele, que também produz vídeos de humor e publica na rede, diz só ter conseguido o atual emprego em uma agência porque o personagem Japa Japeta chamou a atenção de seus atuais empregadores.