Topo

Pesquisador descobre falha no Galaxy SIII que permite desbloquear telefone sem ter senha

Pesquisador descobriu falha na tela de bloqueio do smartphone Samsung Galaxy S III (foto) - Leonardo Soares/UOL
Pesquisador descobriu falha na tela de bloqueio do smartphone Samsung Galaxy S III (foto) Imagem: Leonardo Soares/UOL

Do UOL, em São Paulo

21/03/2013 12h00

Um pesquisador da área de segurança descobriu uma falha no smartphone Galaxy SIII, da Samsung, que permite desativar a tela de bloqueio do aparelho, sem a necessidade de saber a senha ou a combinação de movimento escolhida pelo dono do celular. Este já é o terceiro erro na tela de bloqueio descoberto por Terrence Eden (os anteriores diziam respeito ao Galaxy Note II e outro método de burlar a segurança do Galaxy SIII). As informações são do site americano de tecnologia "SlashGear". 

Em um vídeo publicado no YouTube (em inglês), Terrence mostra o processo, que dá trabalho e exige rapidez. Ele descobriu que ao tentar fazer uma ligação de emergência inválida (discando 0, chamando e apertando o botão “voltar”), o sistema libera rapidamente a tela. Durante este processo, o pesquisador conseguiu acessar o Google Play (loja de aplicativos do sistema Android) e instalar um programa chamado “No Lock”, que desativa a tela de bloqueio.

Ao chegar neste nível, o usuário consegue utilizar o smartphones normalmente.

De acordo com o pesquisador, ele já comunicou a Samsung sobre o erro e que a companhia respondeu dizendo que fará uma atualização rapidamente que impeça este tipo de desbloqueio. A empresa sul-coreana foi formalmente notificada em fevereiro.

Ele, inclusive, perguntou se ele deveria aguardar que a empresa solucionasse o caso para ele publicar a falha. Porém, ele não obteve resposta.

Por enquanto, não existe uma forma de evitar a falha. O pesquisador informa que há uma forma de deixar mais difícil o processo, fazendo com que o tempo de exibição de tela seja reduzido.

Para isso, o usuário deve ir ao menu Configurações > Opções do Desenvolvedor e desligar os itens Escala de animação da janela, Escala de animação de transição e Escala de animação. O procedimento é recomendável apenas para usuários avançados.