Topo

Homem processa polícia dos EUA por acesso não autorizado a suas mensagens de celular

Processo diz que policial pegou telefone de detido e viu as mensagens de texto armazenadas no aparelho - ThinkStock
Processo diz que policial pegou telefone de detido e viu as mensagens de texto armazenadas no aparelho Imagem: ThinkStock

Do UOL, em São Paulo

25/03/2013 09h37

Um homem entrou na semana passada com um processo contra a polícia de San Francisco, na Califórnia, alegando que um policial leu sem autorização as mensagens de texto armazenadas em seu telefone celular. Isso teria acontecido quando ele foi levado a uma delegacia, após um protesto pacífico em 2012.

Bob Offer-Westort foi detido em janeiro do ano passado por acampar em uma praça de Castro (San Francisco) como forma de protesto – o motivo eram mudanças anunciadas pelo governo, que poderiam dificultar a vida de mendigos.  Na delegacia, um policial teria pego seu telefone e visto as mensagens de texto armazenadas no aparelho.

“A sensação era de que alguém estava acessando partes da minha vida sem que tivesse o direito de fazer isso”, afirmou Offer-Westort ao “Huffington Post”. “Como muitas pessoas, havia mensagens trocadas com membros da minha família, com colegas de trabalho e sobre colegas de trabalho. Todas essas conversas do dia a dia de repente ficam acessíveis a outras pessoas”, disse.

Offer-Westort afirma que diversas pessoas foram afetadas, pois apareciam em suas mensagens. “É importante que a polícia tenha mandados para acessar áreas muito particulares de nossas vidas”, defendeu. Em seu processo, ele tem o apoio da Aclu, uma associação que defende a liberdade civil dos cidadãos norte-americanos.

Em janeiro de 2011, a Suprema Corte da Califórnia determinou que policiais não precisavam de mandado para visualizar o conteúdo do celular de Gregory Diaz, detido em 2007 sob suspeita de vender drogas. Diaz contestou o fato de autoridades terem visto suas mensagens de texto sem autorização, mas a Justiça considerou o ato legítimo.