Topo

Garota de 12 anos é proibida de usar o Facebook por um ano após ameaçar colegas no Canadá

No Canadá, garota de 12 anos foi condenada a deletar a conta do Facebook dela por um ano - AP Photo/dapd, Joerg Koch
No Canadá, garota de 12 anos foi condenada a deletar a conta do Facebook dela por um ano Imagem: AP Photo/dapd, Joerg Koch

Do UOL, em São Paulo

26/03/2013 18h26Atualizada em 26/03/2013 18h39

Um juiz canadense estabeleceu nesta segunda-feira (25) que uma garota de 12 anos fique sem acessar o Facebook por um ano. O motivo da punição foi que a estudante ameaçou  pela rede social agredir duas de suas colegas de escola.

De acordo com o jornal canadense “Winnipeg Free Press”, a menina que foi condenada escreveu na rede social: “Vocês não têm ideia do quão forte que eu vou estrangular vocês duas!!! Meu Deus! Vocês esperem só para ver. A hora de vocês está chegando”.

A sugestão de proibir a garota de acessar o Facebook por um ano veio do promotor do caso. Philip Sieklicki, advogado de defesa, argumentou que eles não poderiam tirar esse direito dela, pois o Facebook faz parte da cadeia social dos adolescentes. No entanto, o juiz aprovou a ideia de proibição e consultou a mãe sobre a possibilidade.

“Pessoalmente, eu também acho que ela não precisa do Facebook”, disse a mãe da garota ao juiz John Combs.

Antes de determinar a punição, o juiz ouviu a versão das partes sobre a razão das ameaças.  As meninas eram amigas até que uma delas se apaixonou por um garoto. A garota de 12 anos disse ter ouvido de amigas que uma das ameaçadas era “amante” do seu namorado.

Com medo das ameaças, uma das meninas denunciou a garota de 12 anos, que recentemente fora punida por ter agredido fisicamente uma pessoa.

Além de ter que apagar a conta do Facebook, ela terá que cumprir 50 horas de serviços comunitários em Brandon, sua cidade natal.

De acordo com a política do Facebook, apenas maiores de 13 anos podem utilizar a rede social. No entanto, vários meninos e meninas que não atendem ao requisito conseguem fazer um cadastro com a data de nascimento errada.

(Com "Daily Dot" e o jornal "Winnipeg Free Press")