Topo

Smartphones HD: teste avalia quatro celulares com tela de alta definição

Aline Mariano e Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

28/03/2013 06h02

Entre os smartphones de ponta do mercado, destacam-se os que oferecem tela com suporte a imagens em alta definição. Os chamados celulares HD (com displays com resolução de ao menos 720 p) permitem que seus usuários assistam a vídeos com excelente qualidade, semelhante a televisores - com 1.280 x 720 pixels. Quanto mais pixels (ou pontos) uma tela apresenta, melhor a imagem formada nela. Telefones de entrada ou medianos, no mercado brasileiro, costumam ter resolução de tela em 320 x 240 pixels. Clique sobre o nome de cada aparelho (em negrito) para acessar os testes individuais ou veja os links logo abaixo da imagem.

  • Galaxy SIII foi um dos melhores aparelhos testados no comparativo de smartphones com tela HD

Essa alta qualidade na exibição de conteúdo multimídia aliada a telas com mais de 4 polegadas tornam os smartphones alternativas cumpridoras para exibir filmes e séries quando o usuário está em trânsito – e não quer ou não pode recorrer a outras telas maiores. O nicho está tão popularizado que as principais fabricantes que atuam no Brasil oferecem diversos modelos de smartphones HD.

“Consumidores interessados em smartphones com telas HD devem analisar características como qualidade de filmagem e de reprodução do próprio vídeo gravado com a câmera do telefone”, aponta Renato Arradi, gerente de produtos da Motorola Mobility. “A leveza e o tamanho da tela do aparelho também são fatores determinantes para a compra. Nesse caso, o critério é extremamente pessoal.”

Modelos testados

Para analisar as principais opções do mercado, o UOL Tecnologia pediu que os principais fabricantes indicassem seus melhores smartphones com telas HD. Das cinco empresas contatadas, somente a Nokia não indicou um modelo para testes.

A Samsung apontou o Galaxy SIII - que se mostrou excelente opção para assistir a filmes e tem um preço que supera o da concorrência (R$ 1.900). Em breve, no entanto, esse modelo deve dar lugar ao Galaxy S4 (com tela de 5 polegadas Full HD Super Amoled de 1.920 x 1.080).

  • O Optimus 4X HD está entre os aparelhos avaliados pelo teste

A LG enviou para avaliação o Optimus 4X HD - o modelo agradou na exibição das cores, embora ofereça respostas um tanto lentas.

A Sony cedeu para testes o seu Xperia S. O eletrônico se saiu muito bem na reprodução cristalina do áudio e decepcionou por oferecer a menor tela entre os smartphones avaliados (tem 4,3 polegadas).

Por fim, o Motorola Razr HD peca justamente na qualidade da tela que lhe dá o sobrenome (ela é boa, mas inferior à dos concorrentes).

Apesar disso, foi o telefone que mais agradou de forma geral: garante reprodução de áudio cristalino, tanto nas chamadas telefônicas como nos arquivos multimídia, conta com suporte a 4G, tem excelente suporte à internet.