Topo

Facebook apresenta recurso 'Home', que o transforma em tela inicial de telefones celulares

Do UOL, em São Paulo

04/04/2013 14h15Atualizada em 04/04/2013 16h51

Mark Zuckerberg, diretor-executivo do Facebook, anunciou nesta quinta-feira (4) uma “família de aplicativos” chamada Home, para usuários da rede social em smartphones Android.  Com o Home, o Facebook quer se tornar a página inicial desses aparelhos, levando suas próprias atualizações até o usuário, sem que ele precise entrar em sites ou aplicativos. Trata-se de uma ferramenta que dá uma nova cara -- toda baseada no Facebook -- ao sistema operacional do celular.

A novidade tem como foco smartphones com Android nas versões Ice Cream Sandwich (4.0) e Jelly Bean (4.2). O download estará disponível em 12 de abril, primeiramente para usuários nos Estados Unidos que tenham os celulares HTC One X, HTC One X+, Samsung Galaxy S4, S III e Samsung Galaxy Note II -- não há previsão para iPhone e outras plataformas. Segundo a empresa, ao longo das próximas semanas outros países terão o download disponível.

No mesmo evento, a fabricante HTC anunciou um telefone celular chamado HTC First, que será lançado  nos EUA com o Home já instalado de fábrica. 

“Chegamos a uma nova categoria de experiências: a tela inicial do seu celular. É uma família de aplicativos que se tornam a ‘casa’ do seu celular”, explicou Zuckerberg. Daí o nome Home ("casa", em inglês). A novidade se parece muito com o aplicativo Flipboard, que reúne conteúdo de diversas fontes na tela de aparelhos portáteis, exibindo essas informações com visual de revista. 

Atualmente, por exemplo, o usuário precisa entrar no aplicativo da rede social ou no próprio site para ler as mensagens. O Home resolve isso com uma ferramenta chamada Cover Feed, que exibe esses textos “por cima” da interface do sistema Android, substituindo as telas inicial e também de bloqueio. Com um toque, o usuário é enviado ao Facebook. Ao clicar no botão (físico) Home do celular, ele volta para o Cover Feed. 

A intenção é que você não perca atualizações "críticas", por isso as notificações importantes aparecem na tela do aparelho em ícones de círculos com os rostos dos seus contatos. 

Na prática, por exemplo, você está navegando pelo Instagram quando um amigo lhe envia uma mensagem. O rosto dele aparecerá no canto superior direito da tela, por cima do feed de imagens do Instagram (esse recurso chama Chat Head). Basta um clique para abrir o chat e conversar com esse contato -- o bate-papo vai integrar conversas do Facebook e de SMS recebidas pelos usuários.

  • Divulgação

    Foto de um amigo que enviou uma mensagem 'invade' canto superior direito da tela. Basta um clique para abrir chat e conversar com o contato

Há ainda um pequeno ícone em formato de círculo com a foto do usuário (o dono do aparelho), posicionado na parte inferior da tela. Ao tocar nela, três atalhos são exibidos: Messenger (para chat), Apps (para acessar aplicativos) e Voltar (para ir ao último aplicativo aberto).

O recurso também mostra na tela do celular imagens das notícias e atualizações de amigos do Facebook. O foco é nas fotos, mostradas grandes e com movimento. Os comentários aparecem em um texto pequeno: com um clique, você abre a caixa para comentar aquele status.

“Os celulares são desenhados com base em aplicativos, não nas pessoas. Queremos trazer o conteúdo para a frente [tela inicial] e usar os aplicativos a qualquer hora que você quiser”, disse Zuckerberg. “Queremos construir a melhor experiência para todo mundo, não importando em qual celular.”

  • HTC First já virá de fábrica com o Home, que outros usuários Android poderão instalar a partir de 12 de abril. Novidade custará US$ 100 nos EUA

HTC First

Peter Chou, diretor-executivo da HTC, apresentou o HTC First, smartphone com a interface Facebook Home instalada de fábrica. Segundo Chou, o objetivo é “combinar essa nova plataforma da rede social com um design inovador de celular". O HTC First tem conectividade 4G e estará disponível em quatro cores: laranja, azul clara, branca e preta.

Nos Estados Unidos, o aparelho começará a ser vendido pela AT&T em 10 de abril a partir de US$ 99,99 (cerca de R$ 200). Este preço está associado a um contrato de dois anos com a operadora. Desbloqueado, ele custará US$ 450 (cerca de R$ 900).

Esta não é a primeira iniciativa do tipo. Em fevereiro de 2011, a HTC apresentou dois aparelhos com funções específicas para o Facebook: o HTC Salsa e o HTC ChaCha. O diferencial dos “Facebook phones” eram um botão – separado da área de teclado – com a letra “f” na cor azul, que facilitaria o compartilhamento de informações e o acesso à rede social.

Facebook no celular
Um estudo financiado pelo Facebook e realizado pela consultoria IDC  indica que o uso da rede social via smartphone durante atividades cotidianas: 46% acessam enquanto fazem compras, 47% enquanto preparam a comida e 48% enquanto fazem ginástica.

Em relação aos eventos sociais, 46% navegam na rede de Mark Zuckerberg durante as aulas, 47% quando saem para comer e beber, 49% em eventos e 50% no cinema. Para o levantamento, foram entrevistados em março 7.446 usuários de iPhone ou Android nos EUA, com idades entre 18 e 44 anos.

Segundo a pesquisa, um usuário norte-americano passa em média 32 minutos e 51 segundos por dia navegando no Facebook via smartphone. Esses usuários entram no site cerca de 14 vezes por dia via celular, sendo que cada acesso tem em média 2 minutos e 22 segundos.

Os usuários dizem acessar o Facebook no smartphone diversas vezes ao dia para: ler o feed de notícias (63%), jogar (52%), comunicar-se com seus grupos do Facebook (47%), responder ou comentar conteúdo de amigos (45%), visitar a linha do tempo de amigos (39%), enviar mensagens diretas aos amigos (37%), publicar fotos e vídeos (35%), fazer atualizações (30%). 

Uso do smartphone durante o dia

  • Reprodução/IDC

    Imagem mostra quanto os usuários de smartphone realizam durante o dia essas tarefas: textos e mensagens (azul escuro), falar ao telefone (azul claro), mandar e-mail (verde) e Facebook (amarelo)