Topo

Aplicativos mostram em tempo real onde está seu ônibus em São Paulo

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

08/04/2013 06h00

Aplicativos para smartphone podem acabar com o mistério dos pontos de ônibus, mostrando se o veículo está próximo e quanto tempo levará para chegar. Vários programas gratuitos utilizam a internet para municiar os usuários com dados sobre localização aproximada dos veículos, traçar rotas e até avaliar a qualidade do transporte público. Veja os testes de algumas opções disponíveis para São Paulo e também um álbum com diversas alternativas disponíveis no Brasil.

Urbanoide

Traz informações (fornecidas por SPTrans, Metrô e CET) sobre as condições dos transporte público no momento, na cidade de São Paulo. Com ele, é possível saber se ônibus está próximo do seu ponto, com a exibição em um mapa (atualizado a cada 1min30s) do itinerário. Inclui dados sobre a situação do trânsito na cidade.

No teste feito pelo UOL Tecnologia, o ônibus exibido no aplicativo apareceu no ponto pouco tempo depois do anunciado. Também é possível saber a extensão do trajeto, os horários dos ônibus nos dias úteis e finais de semana e se um veículo foi adaptado (com acesso para pessoas com necessidades especiais). 

Sua interface carece, em algumas páginas, de uma melhor adaptação para smartphones – isso em alguns casos, há dificuldade para leitura e navegação.

Grátis para iPhone

Onde está o meu ônibus?

Se você já ficou parado no ponto durante um tempão fazendo justamente essa pergunta, o Onde Está Meu Ônibus? pode ajudá-lo. É só fazer uma busca pela linha (Pinheiros, por exemplo) e selecionar o ônibus que você costuma pegar.

Ele mostra no mapa o trajeto e a localização aproximada do veículo naquele momento. Permite regular a atualização entre dez segundo a cinco minutos.

Também é possível saber se o veículo está adaptado para o uso de cadeirantes, informação confirmada no teste feito pelo UOL Tecnologia, com a chegada do veículo ao ponto. Para facilitar o acesso em futuras buscas, o usuário pode marcar uma linha como favorita.

Grátis para iPhone

Moovit

Classificado por seus desenvolvedores como um “aplicativo de navegação social para transporte público”, o Moovit cria uma comunidade de usuários que compartilham informações durante suas viagens. Ele aponta rotas e linhas de ônibus, trem e metrô.

Logo que você baixa o aplicativo, ele identifica a sua localização e a exibe em um mapa. O usuário escolhe a origem e o destino, e o programa mostra o percurso, o tempo de duração e quanto andará a pé. Algumas informações são meio truncadas: frases como “vire noroeste na rua avenida Paulista”.

Durante o trajeto, é possível fazer um relatório, informando questões como atraso, lotação, limpeza e até classificar a educação e a prudência do motorista, dados compartilhados com outros usuários.

No Brasil, além de São Paulo, também está disponível para o Rio de Janeiro. Ele funciona em países como Estados Unidos, Canadá, Itália e Espanha.

Grátis para iPhone e Android

OnibusSP Free Edition

Permite pesquisar linhas de transporte público por número ou nome, exibindo os itinerários em um mapa. O aplicativo mostra a localização atual do usuário e a área aproximada dos veículos que fazem a linha, facilitando a programação para quem quer pegar um ônibus.

Porém, não espere acompanhar em tempo real na tela do smartphone o movimento de sua condução. Para visualizar a atualização com frequência, só tocando várias vezes no ícone da seta.

Tem integração com as contas de Twitter da SPTrans, Sul América, Trânsito SP, Metrô e CPTM, com informações sobre as linhas e sobre as condições de trânsito na cidade. Exibe a situação dos ramais de Metrô e traz um mapa (bem difícil de visualizar) com as estações e suas conexões.

Grátis para iPhone e Android