Topo

Microsoft reforça fim do suporte ao Windows XP em 8 de abril de 2014

Do UOL, em São Paulo

08/04/2013 19h05

Usuários do Windows XP vão deixar de receber atualizações de melhoria e segurança, além de assistência técnica ao antigo sistema, a partir de 8 de abril de 2014. O lembrete da Microsoft nesta segunda (8) ocorre a um ano do encerramento do suporte ao sistema operacional.

“Em 2001, o Windows XP foi lançado e se tornou o sistema operacional mais popular da Microsoft de sua época, ajudando consumidores e usuários de negócios a serem mais produtivos e seguros”, diz o comunicado. “Quase 12 anos depois, chegaremos ao marco final do Windows XP - que é a data de fim de suporte.”

A recomendação da Microsoft é que clientes e parceiros atualizem os softwares para versões mais recentes do Windows para que possam manter seus computadores “atualizados e protegidos”.

Durante a comemoração dos dez anos do Windows XP, em outubro de 2011, a companhia ressaltou a importância do software para tarefas que anteriormente eram difíceis de serem realizadas no computador.

“O Windows XP ofereceu uma nova interface ao usuário que ajudou as pessoas a acharem mais fácil o que elas desejassem. O sistema tornou mais fácil a tarefa de extrair imagens de câmeras digitais”, informou a empresa em blog oficial.

O sistema operacional foi produzido pela Microsoft para uso em computadores pessoais, residenciais, escritórios, notebooks e computadores media center. O nome "XP" deriva de eXPerience (experiência) por trazer uma nova forma de o usuário lidar com o sistema operacional. 

Ele foi lançado no dia 25 de outubro de 2001, e mais de 400 milhões de cópias estavam em uso em janeiro de 2006. Foi sucedido pelo Windows Vista lançado para o público em geral em janeiro de 2007. Na sequência, veio o Windows 7, que foi disponibilizado para venda em outubro de 2009.