Topo

Recursos ajudam a 'blindar' perfil no Facebook para esconder dados

Aline Mariano

Do UOL, em São Paulo

12/04/2013 06h00

O leitor João entrou em contato com o UOL Tecnologia para saber se é possível criar uma nova conta no Facebook e bloquear algumas pessoas, de forma que elas não o encontrem. De acordo com o internauta, ele gostaria que nesse novo perfil não houvesse amigos nem parentes.

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

Não há como impedir que amigos e conhecidos encontrem um usuário no Facebook, se ele usar suas informações verdadeiras. Mas é possível bloquear alguns contatos e realizar ações, de forma a tornar mais protegido e menos público o perfil.

A seguir, você vê uma dica básica, em cinco passos, para “blindar” seu perfil. Mais abaixo, você encontra uma série de dicas que podem reforçar ainda mais essa segurança.

1. Clique em Configurações, representado pelo ícone de engrenagem na parte superior direita do site. Em seguida, selecione a opção Configurações de privacidade.

2. Para modificar quem poderá ver as publicações, vá em “Quem poderá ver minhas publicações futuras?” e crie uma lista ou escolha um grupo que pode ver o que você compartilha. Caso seus contatos não estejam separados por grupos, clique em Personalizado e liste um por um.

3. Em seguida, vá a Pessoas ou listas específicas.

4. No campo “Essas pessoas ou listas”, adicione os contatos que podem ver o que você publica. Clique em Salvar alterações.

5. Para alterar quem pode procurar você na rede social, vá em “Quem pode me procurar”. Isso só é válido para contatos que já estão adicionados e que não conseguirão encontra-lo caso digitem seu nome na barra de busca na parte superior do site. Para que você não seja encontrado a partir de outro site, vá a

“Você deseja que outros mecanismos de busca exibam um link da sua linha do tempo?” e retire a seleção da caixa. Quando abrir o box de diálogo, clique em Confirmar.