Topo

Aplicativos usam GPS e realidade aumentada para vender imóvel

O recurso realidade aumentada do aplicativo Lopes mistura fotos reais com objetos virtuais - Reprodução
O recurso realidade aumentada do aplicativo Lopes mistura fotos reais com objetos virtuais Imagem: Reprodução

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

15/04/2013 06h00

Vai finalmente comprar seu primeiro imóvel ou trocar de casa? Pois é bom pesquisar bem, antes de bater o martelo. E saiba que é possível contar com o smartphone nessa tarefa. Aplicativos gratuitos usam recursos como sistema de localização e realidade aumentada para mostrar as ofertas na região e guiá-lo até a casa ou apartamento escolhido. Saiba o que oferecem algumas opções disponíveis.

Lopes

Programa cheio de recursos, que traz em seu menu principal opções como imóveis próximos e financiamento. Ao selecionar a primeira delas, o aplicativo utiliza a localização do usuário e já mostra o que empresa oferece na região, com direito a mapa, endereço, dependências, preço cobrado e fotos.

Porém, algumas de suas informações precisam de correções. Um imóvel localizado a menos de 10 km de onde foram realizados nossos testes foi exibido a mais de 5.000 quilômetros de distância, mostrado no mapa como se estivesse no meio do oceano, próximo à costa da África!

O app permite simular o financiamento tocando no ícone do cifrão e inserindo dados como valor da entrada e tempo estimado para o pagamento. A opção realidade aumentada funciona como uma “bússola virtual” e usa a câmera do aparelho para indicar a localização dos imóveis, com dados como distância e como chegar até ele.

Grátis para iPhone e Android

Tecnisa Mobile

Com uso da realidade aumentada, o app encontra e mostra informações sobre imóveis oferecidos pela construtora na região do usuário. Ao utilizar essa tecnologia, a câmera do smartphone passa a exibir não apenas as imagens reais do local, mas também ícones com o posicionamento de um imóvel à venda ou de um serviço, com a distância até lá em quilômetros.

Quem quiser pesquisar em outras regiões do Brasil (como São Paulo, Salvador, Fortaleza, Curitiba e Manaus) pode tentar a ferramenta de busca. Com ela, depois de selecionar a cidade, o bairro e o tipo de residência ou comércio, surge um mapa que mostra o endereço da obra, a metragem, o preço, as fotos, os vídeos e as plantas.

Durante nossa avaliação, porém, a ferramenta Como Chegar não conseguiu traçar rotas simples, como entre um endereço na Av. Paulista e outro na Barra Funda. Para completar, o aplicativo fechou várias vezes.

Grátis para iPhone e Android

Qual imóvel

Com base na localização do smartphone, o aplicativo cria uma lista de ofertas na região, exibidas da mais próxima para a mais distante, em quilômetros. Ao tocar em uma das opções, surgem informações básicas sobre o imóvel, como número de dormitórios e a metragem, além de um mapa do Google, que traça a rota da sua localização atual até a casa ou apartamento que você pensa em comprar – mas é necessário sair do aplicativo para ver essa informação.

Também é possível fazer buscas em outras cidades de São Paulo e do interior, como Jundiaí e Cotia. O programa fica devendo mais informações e recursos, como preços, plantas, fotos ou vídeos.

Grátis para iPhone e Android

Gafisa Mobile

Sua busca permite localizar os imóveis próximos ao usuário do celular, por estágio da obra (lançamento, em construção ou pronto para morar), localidade, tipo ou faixa de valor. Escolhida uma casa, apartamento ou escritório, por exemplo, dá para ver fotos ou ilustrações, saber sua localização em um mapa, traçar rotas (Google Maps) e conhecer detalhes da vizinhança.

Mas nenhum dos imóveis pesquisados pelo UOL Tecnologia exibia preço. Sua interface traz alguns problemas, com textos “apertados”, dando origem a termos escritos como “metrag...”, “suit...” e “dormitó...” em algumas telas.

Traz dicas úteis para quem vai comprar sua casa, como os cuidados que o comprador deve tomar com apartamentos na planta e se é possível usar o FGTS na compra.

Grátis para iPhone