Topo

Atualização do Windows 8 pode ter volta do menu iniciar, apontam rumores

Caixa do Windows 8 exposta em varejista durante estreia do sistema em varejista na cidade de São Paulo (SP) - Leandro Moraes/UOL
Caixa do Windows 8 exposta em varejista durante estreia do sistema em varejista na cidade de São Paulo (SP) Imagem: Leandro Moraes/UOL

Do UOL, em São Paulo

16/04/2013 18h18Atualizada em 16/04/2013 18h47

A Microsoft mudou completamente o visual do Windows 8, criando uma interface que funciona tanto desktops como em tablets. No entanto, rumores em fóruns especializados e fontes anônimas do site americano "ZDNet" informaram que alguns elementos “clássicos” do Windows podem voltar ao sistema em uma grande atualização planejada pela companhia. Os recursos que podem voltar são: menu iniciar e  a possibilidade de inicializar o computador diretamente na interface desktop (no Windows 8, por padrão, o sistema inicia na interface de blocos). 

Chamado de Windows Blue – nome que a mídia especializada tem se referido à próxima grande atualização do Windows 8 –, o sistema deve ser liberado ainda neste ano. Oficialmente, a Microsoft não comenta a estratégia de lançamento de sistemas e nem confirma o nome Windows Blue.

A ideia de voltar atrás e colocar recursos antigos em uma nova versão do Windows não é nova na Microsoft. No Windows Vista, por exemplo, após várias reclamações, a companhia removeu o UAC (User Account Control) que, a todo momento, pedia permissão para o usuário realizar determinadas tarefas.

Além disso, a volta do menu iniciar e a opção de inicializar o sistema diretamente na interface desktop beneficiariam usuários que não têm computadores com tela sensível ao toque.

Segundo analistas da consultoria de mercado IDC, o Windows 8 foi um dos culpados pela redução da venda de PCs durante o primeiro trimestre do 2013.  Os relatórios da companhia chegaram a citar itens como a interface moderna e a retirada do menu iniciar como motivos geradores de confusão entre os consumidores.

(Com ZDNet)