Topo

Sony Xperia E dual tem ótima qualidade de áudio, mas demora a atender comandos

O Sony Xperia E dual possui tela de 3,5 polegadas, Android 4.0 e processador de 1 GHz - Divulgação
O Sony Xperia E dual possui tela de 3,5 polegadas, Android 4.0 e processador de 1 GHz Imagem: Divulgação

Bianca Bellucci

Do UOL, em São Paulo

16/04/2013 06h00

O Sony Xperia E dual é um smartphone que deixa o usuário admirado com a sua qualidade de áudio perfeita. Tanto para transmitir canções como para realizar e receber chamadas, ele se porta muito bem. Entretanto, sua lentidão pode impacientar usuários mais afobados.

Direto ao ponto

Nome: Sony Xperia E dual
Tamanho da tela: 3,5 polegadas
Sistema operacional: Android 4.0
Armazenamento interno : 4 GB
Processador: 1 GHz
Câmera: 3 megapixel; não possui câmera dianteira
Dimensões (L x A x P, em cm): 11,3 x 6,2 x 1,1
Peso: 116 gramas
Preço sugerido: R$ 550
Ponto positivos: Boa qualidade nas chamadas, bons áudios e vídeos, câmera de qualidade
Ponto negativos: Lentidão nas respostas, não possui câmera dianteira

Em um primeiro contato, percebe-se que o smartphone demora bem mais para ligar que boa parte dos outros telefones do mercado. No modelo avaliado, foram mais de dois minutos para que a reportagem pudesse finalmente usar o eletrônico.

E, quando isso aconteceu, a situação não melhorou: o touch pode decepcionar o consumidor. Às vezes, o usuário é obrigado a ficar apertando repetidamente um botão para que o aparelho finalmente consiga responder ao comando.

O mesmo ocorre no momento de sair de alguns aplicativos. O tempo de resposta do Xperia E dual pode fazer com que o usuário mais impaciente aperte freneticamente várias vezes um mesmo botão para conseguir abandonar um programa aberto. Aí, quando ele responde, por conta do excesso de comandos, nunca se sabe qual será o resultado de sua ação.

Exceção feita ao problema de velocidade, quase todo o restante dos procedimentos realizados no aparelho agradam – e muito.

O aparelho dual chip, que pode utilizar dois chips telefônicos simultaneamente, apresenta bom desempenho nas ligações. Durante os testes feitos pelo UOL Tecnologia, as chamadas não caíram ou travaram, sendo possível ouvir com clareza o usuário que está do outro lado da linha.
Multimídia 

O seu grande diferencial está na qualidade de seu áudio. Indicado para os amantes de música, ele ganha nesse quesito dos outros aparelhos que estão nas prateleiras. No clipe da música “Diva”, da Beyoncé, o áudio ficou impecável. A batida da música ficou tão perfeita que o som nem parece que está saindo de um smartphone, mas de uma caixa de som de boa qualidade (superior às caixinhas tradicionais de PCs e de até alguns minissistemas de som).

Ele ainda apresenta a tecnologia Xloud, que amplifica a potência do som sem deixar distorção ou chiados.

A qualidade do vídeo também é muito, muito boa. A tela de 3,5 polegadas traz cores vibrantes ao smartphone, além de uma ótima resolução. O clipe da cantora americana visto pelo YouTube também apresentou boa qualidade, além de não travar nem demorar para carregar. A conexão Wi-Fi sustentou todas essas tarefas sem apresentar problemas.

Infelizmente, com relação a alguns aplicativos, o celular da Sony não teve um bom desempenho. Ao baixá-los com o Google Play não houve problemas, mas o aplicativo “Record My Call” – que grava as ligações efetuadas pelo celular – não conseguiu gravar a voz do usuário que estava do outro lado da linha. O app foi testado em outros aparelhos e apresentou um excelente desempenho.

A câmera digital do smartphone é de 3 megapixels e consegue fotografar muito bem. As fotos tiradas durantes os testes, mesmo à meia-luz, não apresentaram  granulações. Porém, o aparelho não vem com câmera dianteira, item que boa parte dos concorrentes possui.

O Xperia E dual conta com sistema operacional Android 4.0 atualizável para 4.1, memória interna de 4 GB e mais 50 GB de armazenamento gratuito exclusivo. O seu preço sugerido é de R$ 550 e pode ser adquirido na cor preta ou rosa.