Topo

Casas em 2022 terão 50 aparelhos conectados à internet, diz estudo

Do UOL, em São Paulo

22/04/2013 16h02

Por volta do ano de 2022, uma casa de uma família com dois filhos adolescentes terá até 50 dispositivos conectados à internet, conforme uma estimativa feita pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

A tendência é chamada “Internet das coisas”, quando aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos, como máquinas de lavar, fogão, televisores, balanças,  se conectam à rede para tarefas “inteligentes”.

Dessa forma, por exemplo, é possível saber – sem estar em casa – se a lavadora já parou ou ainda apagar as luzes que você esqueceu ligadas. Atualmente, segundo a OCDE, cerca de 10 dispositivos nas casas já se conectam à internet.

“De um lado, você tem todos esses dispositivos fornecendo informações; por outro, você tem pessoas que podem acessá-las via tablets e smartphones”, explica Stephen Prentice, vice-presidente da consultoria Gartner.

Entre os itens domésticos que já podem ser controlados por smartphones estão lavadoras e secadoras da Samsung, que podem ser ligadas e desligadas remotamente; as lâmpadas Hue, da Philips, também ajustáveis via aplicativo, e o ar-condicionado Netatmo, que mostra a qualidade do ar e configuração de temperatura na tela do celular.

(Com Reuters)