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Anatel afirma que 29,5% estão satisfeitos com telefonia móvel pós-paga e 48,2% com pré-paga

Do UOL, em São Paulo

23/04/2013 16h57

Um estudo divulgado nesta terça-feira (23) pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) indica que 29,5% dos usuários de telefonia móvel pós-paga estão satisfeitos com o serviço. No caso dos usuários pós-pagos, o grau de satisfação chega a 48,2%. Já os insatisfeitos somam 13,8% nos planos pós-pagos e 7,8% nos pré-pagos.

Usuários de telefonia móvel

 Pós-pagoPré-pago
Totalmente insatisfeito0,7%0,5%
Insatisfeito13,8%7,8%
Nem satisfeito
nem insatisfeito
56%43,5%
Satisfeito29,5%48,2%
Totalmente satisfeito00
Geral do satisfatório85,5%91,7%
Geral do insatisfatório14,5%8,3%

Apesar desses números, as operadoras de telefonia móvel sempre aparecem na lista do Procon-SP com as dez organizações que mais recebem reclamações. O grau de satisfação também é bem inferior (28,4% no primeiro trimestre) em uma pesquisa da INSC (Índice Nacional de Satisfação do Consumidor), que utiliza metodologia diferente da Anatel. 

Pelo levantamento, há uma grande quantidade de pessoas que não estão contentes nem descontentes com o serviço de telefonia móvel no país: 56% no caso dos pós-pagos, 43,5% entre os usuários de pré-pago. 

Se somados todos os graus considerados pela pesquisa, a Anatel afirma que 85,5% consideram a telefonia móvel pós-paga satisfatória, enquanto 14,5% desaprovam o serviço. Usando esse mesmo critério para os pré-pagos, os números ficam em 91,7% e 8,3%. 

USUÁRIOS DE BANDA LARGA MÓVEL

 Pós-pagoPré-pago
Totalmente insatisfeito5,7%5,6%
Insatisfeito8,4%7,1%
Nem satisfeito
nem insatisfeito
42,2%12,6%
Satisfeito43,7%74,7%
Totalmente satisfeito00
Geral do satisfatório85,9%87,3%
Geral do insatisfatório14,1%12,7%

Banda larga móvel 

Se considerada a banda larga móvel (modens e chips que oferecem conexão 3G, por exemplo), os dados da Anatel também mostram usuários mais satisfeitos. No pós-pago, eles somam 43,7%; no pré-pago, ficam em 74,7%. Já os insatisfeitos são 8,4% e 7,1%, respectivamente. 

Trata-se da primeira pesquisa do gênero realizada pela Anatel - a agência ouviu 200 mil pessoas e, na semana passada, divulgou dados do levantamento referentes à satisfação com banda larga e telefonia fixas.