Anatel afirma que 29,5% estão satisfeitos com telefonia móvel pós-paga e 48,2% com pré-paga
Um estudo divulgado nesta terça-feira (23) pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) indica que 29,5% dos usuários de telefonia móvel pós-paga estão satisfeitos com o serviço. No caso dos usuários pós-pagos, o grau de satisfação chega a 48,2%. Já os insatisfeitos somam 13,8% nos planos pós-pagos e 7,8% nos pré-pagos.
Usuários de telefonia móvel
Pós-pago | Pré-pago | |
Totalmente insatisfeito | 0,7% | 0,5% |
Insatisfeito | 13,8% | 7,8% |
Nem satisfeito nem insatisfeito | 56% | 43,5% |
Satisfeito | 29,5% | 48,2% |
Totalmente satisfeito | 0 | 0 |
Geral do satisfatório | 85,5% | 91,7% |
Geral do insatisfatório | 14,5% | 8,3% |
Apesar desses números, as operadoras de telefonia móvel sempre aparecem na lista do Procon-SP com as dez organizações que mais recebem reclamações. O grau de satisfação também é bem inferior (28,4% no primeiro trimestre) em uma pesquisa da INSC (Índice Nacional de Satisfação do Consumidor), que utiliza metodologia diferente da Anatel.
Pelo levantamento, há uma grande quantidade de pessoas que não estão contentes nem descontentes com o serviço de telefonia móvel no país: 56% no caso dos pós-pagos, 43,5% entre os usuários de pré-pago.
Se somados todos os graus considerados pela pesquisa, a Anatel afirma que 85,5% consideram a telefonia móvel pós-paga satisfatória, enquanto 14,5% desaprovam o serviço. Usando esse mesmo critério para os pré-pagos, os números ficam em 91,7% e 8,3%.
USUÁRIOS DE BANDA LARGA MÓVEL
Pós-pago | Pré-pago | |
Totalmente insatisfeito | 5,7% | 5,6% |
Insatisfeito | 8,4% | 7,1% |
Nem satisfeito nem insatisfeito | 42,2% | 12,6% |
Satisfeito | 43,7% | 74,7% |
Totalmente satisfeito | 0 | 0 |
Geral do satisfatório | 85,9% | 87,3% |
Geral do insatisfatório | 14,1% | 12,7% |
Banda larga móvel
Se considerada a banda larga móvel (modens e chips que oferecem conexão 3G, por exemplo), os dados da Anatel também mostram usuários mais satisfeitos. No pós-pago, eles somam 43,7%; no pré-pago, ficam em 74,7%. Já os insatisfeitos são 8,4% e 7,1%, respectivamente.
Trata-se da primeira pesquisa do gênero realizada pela Anatel - a agência ouviu 200 mil pessoas e, na semana passada, divulgou dados do levantamento referentes à satisfação com banda larga e telefonia fixas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.