Topo

Estudo indica que venda global de tablets Android aumenta 175% em um ano; iPad cresce 65,2%

Do UOL, em São Paulo

26/04/2013 10h07

Tablets com sistema operacional Android estão se aproximando cada vez mais do iPad, se considerada a fatia de mercado dos ultraportáteis vendidos. Entre o primeiro trimestre de 2012 e 2013, as vendas globais de tablets com Android cresceram 175%, enquanto as do tablet da Apple subiram 65,3%. As informações são de um estudo divulgado nesta semana pela consultoria Strategy Analytics.

A pesquisa indica que 40,6 milhões de tablets foram comercializados em todo mundo, nos três primeiros meses deste ano. Cerca de 48,2% (19,5 milhões) eram da Apple, enquanto 43,4% (17,6 milhões) rodavam Android. No mesmo período do ano anterior, quando as vendas somaram 18,7 milhões, as porcentagens eram de 63,1% (11,8 milhões) e 34,2% (6,4 milhões), respectivamente.

Venda global de tablets

 1º trimestre de 20121º trimestre de 2013
Apple (iOS)11,8 milhões (63,1%)19,5 milhões (48,2%)
Android6,4 milhões (34,2%)17,6 milhões (43,4%)
Microsoft03 milhões (7,5%)
Outros500 mil (2,7%)400 mil (1%)
Total18,7 milhões (100%)40,6 milhões (100%)

Já os tablets com sistema operacional Windows, da Microsoft, somaram 3 milhões de unidades comercializadas no primeiro trimestre de 2013 – com isso, sua participação de vendas ficou em 7,5%. No mesmo período do ano anterior, os tablets com plataforma da Microsoft não apareciam no estudo.

Peter King, diretor da unidade de tablets da Strategy Analytics, afirma que a Apple teve um resultado sólido no período também por causa do iPad mini, a versão com tela de 7,9 polegadas do produto.

Mas ele ressalta que, se também considerados no estudo os aparelhos de “caixa branca” (genéricos sem marca, que são produzidos por um fabricante e depois estampam o nome de outra empresa), a participação do Android aumenta consideravelmente e chega a superar a Apple. Nesse caso, o Android fica com 52% dos tablets comercializados no trimestre, e a participação da Apple cai para 41%.