Topo

Venda global de smartphones supera pela primeira vez a de celulares simples

Do UOL, em São Paulo

26/04/2013 10h54Atualizada em 26/04/2013 14h43

A venda global de smartphones (telefones inteligentes) superou pela primeira a venda de celulares simples (ou “feature phones”) no primeiro trimestre de 2013, segundo divulgou nesta quinta-feira (25) a consultoria IDC. Foram comercializados no período 216,2 milhões de smartphones, valor que corresponde a 51,6% dos telefones celulares vendidos durante o período (total de 418,6 milhões). 

Venda global de celulares - 1º tri

Smartphones216,2 milhões (51,6%)
Feature phones202,4 milhões (48,4%)
Total418,6 milhões
Samsung115 milhões no total
70,7 milhões de smartphones
Apple37,4 milhões de iPhones

Em comparação com o primeiro trimestre de 2012, as vendas do mercado subiram 4%. Se considerados apenas os smartphones, no entanto, esse crescimento foi de 41,6% no período de um ano. Em relação ao último trimestre de 2012 (227,8 milhões), a venda de telefones inteligentes caiu 5,1%.

O estudo não especifica quais os principais fabricantes de smartphones (sabe-se que a Samsung vem em primeiro lugar, seguida da Apple). No ranking geral, as empresas com maior participação de mercado são: Samsung (27,5% no primeiro trimestre), Nokia (14,8%), Apple (8,9%), LG (3,7%) e ZTE (3,2%). As demais ficam com 41,9%.

O analista Ramon Llamas, da IDC, destaca a presença cada vez mais forte de fabricantes chineses: “Há um ano, era comum ver Nokia, Blackberry [então Research in Motion] e HTC nas cinco primeiras posições. Enquanto essas empresas passam por várias transformações, os chineses fizeram progressos significativos na conquista de usuários com seus smartphones Android”.

Entre os destaques do levantamento está o fato de a Samsung ter comercializado no primeiro trimestre mais smartphones do que a soma dos quatro principais concorrentes (70,7 milhões de unidades, contra 37,4 milhões da Apple). A fabricante do iPhone, por sua vez, apresentou crescimento de 6,6% no período de um ano (a última vez que a porcentagem subiu dois dígitos foi no terceiro trimestre de 2009, antes do lançamento do iPhone 4). Já a LG voltou para o ranking das cinco mais, após ficar dois trimestres de fora. 

Para o levantamento, a IDC mediu a venda de produtos feita diretamente pelos fabricantes (para canais de venda ou usuário final) – somente esta “primeira venda” é considerada. Essa transação é determinada em inglês pela a palavra “shipment”, que se refere ao número de unidades vendidas (e não aos valores dessas negociações, por exemplo).