Topo

Mensagens instantâneas via internet ultrapassam SMS em 2012, diz pesquisa

A previsão é que mais de 50 bilhões de mensagens instantâneas via aplicativos sejam enviadas por dia até 2014. Já no caso do SMS, o número estimado é de 21 bilhões por dia para o mesmo período - Thinkstock
A previsão é que mais de 50 bilhões de mensagens instantâneas via aplicativos sejam enviadas por dia até 2014. Já no caso do SMS, o número estimado é de 21 bilhões por dia para o mesmo período Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

29/04/2013 13h08

O número de mensagens instantâneas enviadas por aplicativos de chat, como o WhatsApp, superou o de SMS via celulares, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (29) pela empresa de pesquisa Informa.

Durante 2012, aponta a Informa, cerca de 19 bilhões de mensagens foram enviadas por dia no mundo via aplicativos de mensagens, ante a 17,6 bilhões de mensagens de texto via celulares.

A previsão é que mais de 50 bilhões de mensagens instantâneas via aplicativos sejam enviadas por dia até 2014. Já no caso do SMS, o número estimado é de 21 bilhões por dia para o mesmo período.

A mudança de hábito traz consequências diretas para as operadoras de celular, cuja receita obtida com SMS têm sido fundamental nos últimos anos. Outra consultoria, a Ovum, estima que mais de US$ 23 bilhões de receita com SMS foram perdidos durante 2012 com o crescimento do uso dos aplicativos de chat em smartphones.

No entanto, mesmo com o crescimento dos aplicativos de chat, o SMS continuará como uma fonte de receita importante para as operadoras. “Ainda há muita vida para o SMS”, afirmou à “BBC” Pamela Clark-Dickson, analista da Informa.

Isso porque muitos dos aplicativos de chat são usados por consumidores que possuem smartphones. Enquanto isso, ainda há muitos consumidores, especialmente em mercados emergentes, que ainda usam celulares simples e vão preferir SMS como ferramenta de mensagens.

(Com BBC)