Topo

Aprenda a usar seu e-mail do Facebook

Aline Mariano

Do UOL, em São Paulo

01/05/2013 06h00

A leitora Vanessa entrou em contato com o UOL Tecnologia para saber onde consegue ler as mensagens enviadas para seu endereço de e-mail do Facebook. De acordo com a internauta, ela descobriu há pouco tempo que possui uma conta @facebook (ele é criado para o usuário assim que ele abre uma perfil na rede social), mas não sabe como acessá-lo.

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

Assim como as mensagens enviadas e recebidas dentro da rede social, as conversas por e-mail também são visualizadas no campo “Mensagens” – visualmente, não há diferença entre recados postados no próprio Facebook ou e-mails trocados com sua conta de e-mail. Veja a seguir como usar essa ferramenta.

Qual meu endereço de e-mail?

Para descobrir qual o seu endereço de e-mail, criado automaticamente com sua conta no Facebook, vá até sua linha do tempo (clique em sua própria foto no canto superior esquerdo da página). Embaixo da sua foto de capa, clique em Sobre. O seu endereço de e-mail aparecerá em Informações de contato.

Mandar e-mails

Para mandar e-mails, vá à barra lateral esquerda do Facebook e clique em Mensagens. Em seguida, clique no botão Nova mensagem. Escreva o endereço de e-mail do destinatário e pressione a tecla Enter. Digite então a mensagem e clique em Enviar, como em qualquer outro serviço de e-mail. O destinatário receberá a mensagem em seu e-mail como o início de uma conversa.

Ler e-mails

Para ler os e-mails que você recebe em sua conta no Facebook, vá novamente ao campo mensagens. Lá, o e-mail enviado a você aparecerá como uma mensagem comum. É possível responder pelo próprio Facebook: basta ir ao box, digitar a mensagem e clicar em Responder.