Topo

BlackBerry Z10 tenta fugir da fama de celular corporativo com recursos 'pops'

Ana Ikeda

Do UOL, em São Paulo

02/05/2013 06h00

Celulares BlackBerry foram por anos sinônimo de aparelhos inteligentes no ambiente corporativo. Mas, com a evolução dos smartphones, muitas empresas passaram a adotar iPhones e Androids, com sistemas mais flexíveis, deixando para trás os tradicionais aparelhos de teclado. Com seu novo smartphone top de linha Z10, a Blackberry (que abandonou de vez o nome Research in Motion) quer agora conquistar pessoas que buscam celulares com recursos populares -- e muitos desses usuários estão justamente no universo corporativo, que ela dominava há alguns anos.

Longe da sisudez dos aparelhos considerados corporativos, o Z10 tem jeitão versátil, semelhante aos concorrentes, mas com detalhes consagrados para quem ainda depende do aparelho para trabalhar. A tentativa, embora válida, pode ter chegado tarde demais a um ambiente já tomado pela concorrência.

Design

De cara, ao manusear o BlackBerry Z10, percebemos que o design do aparelho segue uma fórmula consagrada pelo iPhone, da Apple, e seguida atualmente pela maioria das fabricantes de smartphones. O celular é longilíneo e fino, além de trazer bordas arredondadas sem perder o jeito “quadradão”.

BlackBerry Z10

Sistema operacional: BlackBerry 10
Processador: dual-core com 1,5 Ghz
Tela: 4,2 polegadas
Câmera traseira: 8 megapixels
Câmera frontal: 2 megapixels
Conexão: Wi-Fi, 3G e 4G

Chama a atenção também a ausência do botão home, que dá mais espaço útil à tela, de 4,2 polegadas. Isso força o usuário a aprender um “truque” para ligar o aparelho: um toque de deslizar vertical, de cima para baixo. Esse atalho não é muito intuitivo, e essa falta de naturalidade ocorre também com outros comandos touch no aparelho. Tanto que a empresa sinaliza com setas o sentido do movimento após alguns toques na tela. Então, fica a dica: dê o aparelho na mão de um amigo, peça para ele tentar entrar na tela inicial e divirta-se.

Sistema
Ainda nessa tentativa de conquistar usuários comuns e corporativos (e acostumados a iPhones e Androids), a Blackberry concentrou seus esforços no sistema operacional.

Num primeiro momento, a cara da plataforma Blackberry 10 lembra a interface da Apple. Sua tela inicial reúne os ícones de aplicativos nativos e instalados, além das configurações ajustáveis com ícones liga/desliga, tal qual no iOS.

No entanto, menus laterais também deixam o sistema com um quê de Android. A diferença é que o sistema da BlackBerry parece ser bem mais leve, com abertura de telas e aplicativos mais rápida, além de transições mais suaves.

Segundo a fabricante, outra vantagem do sistema é permitir que a pessoa use o Z10 tanto como aparelho pessoal como corporativo, configurando em um único telefone dois perfis diferentes, totalmente separados. É possível instalar aplicativos diferentes em ambos e não há compartilhamento de informações entre os perfis.

Teclado

Além da identidade forte no mercado corporativo, foram os teclados físicos da Blackberry que fizeram a fama dos celulares da empresa. Mas no mundo dos usuários “comuns”, é a tela touch que reina. Pensando nisso, a empresa tornou virtual seu clássico teclado, mantendo algumas de suas vantagens e trazendo outras.

A primeira é a fileira extra só de números – o usuário não tem de ficar alternando entre o modo QWERTY e o numérico para digitar, por exemplo, uma senha. A que mais impressiona, no entanto, é a sugestão de palavras.

Embora isso exista nos sistemas concorrentes, a Blackberry posicionou as palavras em um lugar mais útil: bem em cima da letra que você deve digitar na sequência. Um leve toque de arrastar para cima escreve a palavra inteira. Com pouco treino, dá para digitar muito rápido (até mais do que você usualmente escreveria).

Outro recurso útil para quem tem de escrever mensagens em idiomas diferentes por conta do trabalho – e quase sempre é “trollado” pelo corretor automático do smartphone – é o suporte a até três idiomas. Se você está digitando algo em inglês, ele automaticamente detecta a língua e já sugere palavras com a ortografia do idioma, por exemplo. Dá também para escrever tudo misturado (algo como “Hello, vamos salir tonight?”) e não ser corrigido sem necessidade.

Câmera

No quesito “tirar fotos”, a câmera de 8 megapixels do BlackBerry não se destacaria da concorrência, não fosse um detalhe nativo no software -- ele poderia ser apelidado de “túnel do tempo”, mas que por enquanto chama só “Time Shift” mesmo.

Ao ativar o recurso, você pode selecionar a área na foto onde está uma pessoa e, em uma linha do tempo, selecionar a hora em que ela abriu o olho ou saiu sorrindo (quem nunca se irritou por ter de repetir zilhões de vezes uma mesma foto quando nem todos saem bem?). Depois, é só salvar a imagem.

Mesmo com esse poder de voltar no tempo, o recurso tem limitações. Fotos em movimento que você tenta editar não ficam tão boas (dá para ver a diferença da área editada para o restante da imagem). Nesse modo, o flash é desabilitado. Então, em ambientes escuros, a foto não vai sair tão nítida.

O aplicativo da câmera vem ainda com recursos de edição mais tradicionais: dá para aplicar filtros à la Instagram, além de ajustes como redução de olhos vermelhos, brilho, equilíbrio de branco, contraste, saturação e redução de ruído.

Aplicativos

A inserção de filtros no aplicativo da câmera, aliás, não é à toa. A loja de aplicativos BlackBerry World, embora tenha 100 mil programas, ainda não conta com o Instagram (por enquanto, com versões só para iOS e Android). Também não tem 'Angry Birds" nem "Candy Crush" (o oficial, da King.com Limited), a febre do momento. Mas, entre outros aplicativos populares disponíveis, estão o Facebook, WhatsApp, Twitter e Foursquare.

Para quem gosta de tudo em um só lugar, é possível juntar mensagens de e-mail e redes sociais no BlackBerry Hub. O aplicativo fica na primeira tela do smartphone e mostra em lista tudo o que você recebeu de SMS, e-mail, Facebook, Twitter, LinkedIn e no BBM (Blackberry Messenger). Se você achar confuso ver tudo isso junto, dá para filtrar a exibição das mensagens clicando no nome de cada aplicativo de comunicação.

Disponibilidade

O BlackBerry Z10 ainda não teve o preço anunciado no Brasil, mas a empresa prepara seu lançamento oficial na terça (7). O smartphone é compatível com a rede 4G brasileira, já disponível em pelo menos seis cidades-sede da Copa das Confederações -- Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

A Vivo, que recentemente anunciou o início das vendas de planos 4G, afirmou que até o final de maio vai comercializar o celular, mas com foco em usuários corporativos.  

Blackberry Z10 traz mais agilidade, mas requer treino