Topo

Instagram adiciona marcação de pessoas em fotos na rede social

O novo recurso do Instagram chamado ""Adicionar pessoas"" fica logo abaixo na caixa da legenda da foto a ser publicada - Reprodução
O novo recurso do Instagram chamado ''Adicionar pessoas'' fica logo abaixo na caixa da legenda da foto a ser publicada Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/05/2013 15h12

Usuários do Instagram vão poder marcar amigos em fotos publicadas na rede – tal qual acontece no Facebook – a partir desta quinta-feira (2). O recurso foi adicionado ao aplicativo da rede social de fotos e está disponível via download para iOS e Android.

Depois de editar a foto no aplicativo, aplicando os filtros que desejar, a opção ''Adicionar pessoas'' vai aparecer na tela antes da publicação da imagem.

Ao clicar no botão, a imagem é aberta novamente: então, basta tocar na tela no local onde deseja marcar a pessoa e digitar o nome dela. Por enquanto, só é possível marcar outros usuários do Instagram na foto, não há integração com o Facebook.

Depois de publicar a foto, um pequeno ícone em formato de pessoa aparece no canto inferior esquerdo da foto. Ao tocar nele, aparece na imagem o nome da pessoa marcada.

  • Reprodução

    Para marcar alguém, basta tocar na tela e digitar o nome do amigo no Instagram

As marcações que amigos fizerem com você passam a aparecer na página principal do perfil, em um quarto botão -- até então, existiam apenas o de visualização de fotos em grade, em lista e o de geolocalização de fotos.

Uma mensagem alerta o usuário sobre a privacidade das fotos, que até dia 16 de maio ficarão visíveis apenas para o dono do perfil. A partir da data, as marcações ficam visíveis para qualquer pessoa que tenha acesso a ele, ou seja, se a conta do usuário é aberta. Se as fotos são privadas, as marcações ficam acessíveis apenas àqueles autorizados a visualizar seu perfil. 

  • A partir de 16 de maio, as tags ficam visíveis para qualquer pessoa com acesso ao perfil

Caso não queira aparecer na marcação da foto, o usuário pode optar por esconder a tag clicando nas opções da foto (no canto superior direito, ao lado dos botões Curtir e Comentar). Depois, é preciso escolher a opção "Ocultar marcação".

Por enquanto, menções a nomes de outros usuários feitas no campo ''Comentários'' não são transformadas em marcações na foto.