Topo

Vai cozinhar? Aplicativos para smartphone trazem milhares de receitas

Daniel dos Santos,

Do UOL, em São Paulo

13/05/2013 06h05

Se você anda sem ideias para preparar o almoço ou o jantar, basta sacar o telefone. Mas não precisa ligar para aquela amiga que cozinha bem. É só usar um dos vários aplicativos (muitos deles gratuitos) que trazem milhares de receitas, com direito a vídeos, livro virtual de pratos favoritos e ferramentas para compartilhar os resultados com os amigos.

Tudo Gostoso

Aplicativo em português que reúne mais de 100 mil receitas, divididas em categorias como bolos e tortas doces, carnes, aves, peixes, sopas e saladas, entre outras. Antes de escolher um prato, vale conferir a avaliação e os comentários de outros usuários, que já prepararam a receita. Grande parte das dicas conta com vídeos, que facilitam a preparação, além de dados como tempo de preparo e rendimento.

A versão para smartphones fica devendo alguns recursos interessantes presentes no site do Tudo Gostoso, como a possibilidade de compartilhar a receita via e-mail ou nas redes sociais. E alguns textos trazem observações curiosas, como a que pede para usar leite condensado de “marca ruim” para fazer um cookie.

Grátis para iPhone e Android

Sushinow

Quer dar seus primeiros passos no mundo da culinária japonesa? O Sushinow tem interface em português e explica como preparar os pratos tradicionais, como sushi, sashimi e temaki. O programa traz regras de etiqueta, história da culinária japonesa e utensílios utilizados no preparo. Suas receitas podem ser compartilhadas com os amigos via e-mail ou pelo Facebook.

Em nossos testes foi possível notar alguns deslizes. A receita de hot filadélfia, por exemplo, inclui uma xícara de cerveja entre os seus ingredientes, mas não diz no modo de preparo quando e como utilizar esse item.

E os vídeos que aparecem em suas páginas são apenas links para buscas do YouTube, o que cria algumas situações curiosas. Ao clicar na imagem de gohan (arroz japonês), surge na tela uma lista de vídeos sobre como preparar o prato. Mas o primeiro deles é um episódio do desenho "Dragon Ball", estrelado pelo personagem Gohan...

Grátis para iPhone

Cook´s Illustrated

Como o nome sugere, este é um aplicativo em inglês para os amantes da culinária. Ele reúne 50 das principais receitas testadas pela equipe da publicação norte-americana, que desde 1993 reúne especialistas em um cozinha industrial para avaliar vários tipos de pratos. Um recurso interessante do aplicativo é o que cria com facilidade uma lista de compras. Todos os ingredientes das receitas são acompanhados pelo símbolo +.

Ao tocar nele, o item vai parar na área shopping list. As receitas também são acompanhadas por vídeos bem didáticos sobre a preparação de cada prato. Porém, nos testes feitos pelo UOL Tecnologia, alguns vídeos de receitas, como o de “camarão em estilo espanhol”, não funcionaram.

Inclui marcadores de tempo em cada receita, que avisam quando uma etapa do preparo é concluída. Para ampliar o número de pratos disponíveis é preciso fazer o registro no serviço, criando uma conta e pagando US$ 35 (cerca de R$ 70) por ano.

Grátis para iPhone

Guia da Cozinha

Aplicativo simples, com interface em português e que traz cerca de cem receitas, divididas entre doces e salgadas. Os pratos trazem informações como quantidade de porções, tempo necessário, ingredientes e preparo. As receitas podem ser compartilhadas via Facebook, Twitter e e-mail ou armazenadas na área de favoritos.

Os passos para a preparação são bem detalhados, mas não há vídeos, apenas textos (com letras pequenas, sem direito a zoom) e fotos.  E em alguns pratos, como no caso do medalhão ao molho de ervilhas, a estimativa de tempo (350 minutos) necessário está incorreta – essa receita pode ser preparada em menos de uma hora. Exibe anúncios em quase todas as telas.

Grátis para iPhone e Android