Topo

Nokia Asha 310 tem dois chips e atende quem busca smartphone simples

O Asha 310 possui o raro sistema operacional Asha Touch Série 40  - Divulgação
O Asha 310 possui o raro sistema operacional Asha Touch Série 40 Imagem: Divulgação

Aline Mariano

Do UOL, em São Paulo

14/05/2013 06h00

Retangular, com tela pequena e espessura avantajada – se comparado a outros celulares de dois chips –, o smartphone Nokia Asha 310 agrada pela facilidade de uso. Tarefas como navegar na internet e acessar e-mails, por exemplo, podem ser executadas sem dificuldade neste aparelho, mesmo por quem não se familiarizou com os telefones mais modernos. Isso porque o celular usa sua tela inicial (e praticamente a única) como menu principal, simplificando a vida do usuário.

Direto ao ponto

Nome: Nokia Asha 310
Tela: 3 polegadas
Quantidade de chips: Dois
Armazenamento interno: 128 MB
Peso: 104 gramas
Câmera: 2 megapixels
Sistema: Asha Touch Série 40
Dimensões (LxAxP, em cm): 5,4 x 10,9 x 1,3
Preço sugerido: R$ 330
Pontos positivos: Rápido; fácil de usar
Pontos negativos: Design antiquado; ruim para digitar; câmera é apenas quebra-galho

Diferentemente de telefones como Samsung Star ou Nokia Asha 308, o Asha 310 apresenta boas características dignas de um smartphone de entrada, como suporte à internet via Wi-Fi e diversos apps de redes sociais.

Um dos principais trunfos desse celular -- com o raro sistema operacional Asha Touch Série 40 -- é justamente o acesso à web. Isso porque, mesmo sem uma plataforma de última geração, é possível conectar o dispositivo à internet com poucos cliques. Tanto no Wi-Fi como utilizando o pacote de dados, as transferências são rápidas e o acesso é feito sem grandes percalços.

A simplicidade nas operações e na interface faz com o que gadget seja rápido e desempenhe todas as funções pedidas sem pestanejar. Foi possível, por exemplo, acessar o Facebook com velocidade – entretanto, o aplicativo da rede social é bastante simples, mostrando ao usuário somente os ícones mais importantes (feed de notícias, fotos, eventos e quase nada mais).

Para digitar mensagens, por outro lado, o Asha pode causar certo stress. Como a tela é pequena, as teclas também têm tamanho reduzido. O teclado segue o padrão numérico, com doze botões acomodando algarismos, letras e símbolos. Isso faz com que vários caracteres apareçam na mesma tecla e, por padrão, seja necessário clicar até conseguir a letra ou ponto que se deseja.

A qualidade nas ligações impressionou positivamente a reportagem do UOL Tecnologia. Há tempos, nos testes de produtos feitos nessas mesmas condições, um celular não mostrava uma recepção tão boa. Mesmo em lugares com sinal baixo, dificilmente o equipamento em testes apresentou ligações perdidas. O suporte a dual chip também funcionou muito bem. Ele é muito fácil de mexer e de configurar, com um ícone no menu destinado especialmente ao gerenciamento de operadoras.

Câmera e Games

Sem muitos recursos, a câmera do Asha 310 é apenas um quebra-galho, com seus 2 megapixels de resolução. Isso faz com que, mesmo na tela, a imagem apareça pixelada.

Para quem gosta dos jogos antigos, como “Tetris” e “The Sims”, o Asha 310 pode até ser uma boa – eles rodam sem travamentos no telefone. Mas o celular não foi feito com o propósito de entreter os fãs de games. Mesmo que haja velocidade no desempenho, a tela pequena faz com que o usuário se canse rapidamente.