Topo

Yahoo compra Tumblr por US$ 1,1 bilhão e promete 'não estragar' o serviço

Marissa Mayer, diretora-executiva do Yahoo, disse que sua empresa não estragará o Tumblr  - Divulgação
Marissa Mayer, diretora-executiva do Yahoo, disse que sua empresa não estragará o Tumblr Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/05/2013 10h01Atualizada em 20/05/2013 11h03

O Yahoo anunciou nesta segunda-feira (20) ter chegado a um acordo com o site Tumblr, que foi comprado por “aproximadamente” US$ 1,1 bilhão (cerca de R$ 2,24 bilhões) – a maior parte do pagamento será feito em dinheiro. Em uma página criada no próprio Tumblr para anunciar a já esperada novidade, Marissa Mayer, diretora-executiva do Yahoo, prometeu que sua companhia “não estragará” o serviço.

O Tumblr é uma mistura de blog com rede social– quem não tem uma conta gratuita no serviço o vê mais como um blog tradicional, que pode ser atualizado com textos e fotos. O cenário muda quando o usuário faz um cadastro: ele passa então a receber atualizações automáticas dos Tumblrs que segue (como no Facebook e Twitter), além de poder curtir ou compartilhar o que acha legal. 

Marissa disse estar muito satisfeita em anunciar o acordo para comprar o Tumblr. “Prometemos não estragá-lo. O Tumblr é incrivelmente especial e está indo muito bem. Vamos operá-lo de forma independente. David Karp continuará como diretor-executivo. Suas diretrizes, equipe, espírito e irreverência vão continuar os mesmos, assim como sua missão de permitir que os criadores façam seu melhor [...]. O Yahoo vai ajudar o Tumblr a ficar ainda melhor e mais rápido”, prometeu a diretora-executiva.
 

Os números do Tumblr

Comprado por US$ 1,1 bilhão pelo Yahoo
300 milhões de visitantes únicos por mês
120 mil novos usuários cadastrados por dia
105 milhões de blogs cadastrados
50 bilhões de posts já publicados
75 milhões de novos posts por dia
900 posts por segundo
24 bilhões de minutos gastos no site ao mês
*Fonte: Yahoo

A compra deve aumentar 50% a audiência do Yahoo, para mais de 1 bilhão de usuários por mês, além de gerar um crescimento de 20% no tráfego da empresa.  O Tumblr foi criado em 2007. 
 

Em um anúncio oficial, o Yahoo afirma que o Tumblr tem mais de 300 milhões de visitantes únicos por mês e 120 mil novos usuários cadastrados por dia. São 900 posts por segundo e 24 bilhões de minutos gastos no site por mês. Mais da metade dos usuários da versão móvel navegam pelo aplicativo e fazem esse acesso sete vezes ao dia, em média. Sediado em Nova York, o Tumblr tem 175 funcionários, segundo o "Wall Street Journal". 
 

“O Tumblr pode empregar a tecnologia do Yahoo e infraestrutura de busca para ajudar seus usuários a descobrirem criadores, blogueiros e conteúdo que eles vão amar. O Tumblr, por outro lado, traz 50 bilhões de posts [e 75 milhões chegando a cada dia] para o Yahoo e suas experiências de busca. As duas empresas vão trabalhar juntas para criar oportunidades de anúncios e melhorar a experiência do usuário.”
 

A título de comparação, o Facebook pagou uma quantia semelhante pela rede social de fotos Instagram (US$ 1 bilhão em abril de 2012), enquanto o Google desembolsou US$ 1,65 bilhão pelo YouTube em 2006.