Topo

Optimus L9 manda muito bem na câmera, mas tem tela sensível demais ao toque

Reprodução
Imagem: Reprodução

Aline Mariano

Do UOL, em São Paulo

21/05/2013 06h00Atualizada em 21/05/2013 15h31

O Optimus L9 deve agradar quem procura um smartphone com recursos multimídia e tela bastante nítida. Além disso, o aparelho se sai bem quando comandado pela voz (tire uma foto ao dizer “uísque”, por exemplo) – função muito bem-vinda quando se trata de um smartphone com tela sensível até demais ao toque. O preço sugerido do aparelho desbloqueado é R$ 1.200.

Direto ao ponto

Nome: LG Optimus L9
Sistema operacional: Android 4.0
Câmera: 8 megapixels
Display: 4,7 polegadas
Dimensões (LxAxP): 6,8 x 13,1 x 0,9 cm
Peso: 125 gramas
Armazenamento: 4 GB
Memória RAM: 1 GB
Preço sugerido: R$ 1.200
Pontos positivos: Excelente câmera, qualidade nas chamadas
Pontos negativos: Tela sensível demais, acelerômetro hiperativo

Quando se olha o Optimus L9, é possível lembrar de seu irmão mais velho, o L7. O equipamento tem design quadrado, é bem acabado e fino – e possui apenas um botão físico na parte frontal, o de retorno à página principal. A grande diferença entre os dois modelos da LG é a tela: a do veterano L7 é 0,5 polegada menor do que a do caçula (o L9 tem 4,7 polegadas).

Imagens

A câmera de 8 megapixels e a filmadora são os pontos altos do smartphone: elas registram imagens com qualidade e apresentam diversos recursos para facilitar a vida do usuário.

Quando a câmera é acionada, por exemplo, diversas opções aparecem em seu menu - entre elas o efeito de retoque, semelhante ao que programas como Photoshop oferecem. Essa função permite esconder instantaneamente o que for considerado imperfeições no rosto da pessoa fotografada, como espinhas ou manchas.

Também é possível dar comando de voz à câmera – que responde fidedignamente mesmo a palavras sussurradas ou quase grunhidas. Com esse recurso habilitado, a foto é tirada quando o usuário diz palavras-chave, como “sorriso” e “cheese”. A câmera também identifica sorrisos e pode bater fotos automaticamente, quando detectar rostos felizes diante dela.

Anotações

A opção Quick Memo possibilita a criação de pequenos lembretes e também chamou positivamente a atenção da reportagem. Essa função fica disponível na barra superior do Android (onde há ícones para habilitar Wi-Fi, dados, GPS). Uma vez acionada, o usuário escreve com sua própria letra pequenas notas. Entretanto, por padrão, é difícil acomodar mais do que uma palavra por linha –  para isso seriam necessários dedos tão finos quanto a ponta de uma caneta.

Depois de ter rabiscado o lembrete, a mensagem aparece na tela principal do smartphone se o
usuário pressionar o botão superior esquerdo (representado por um A). Para apagar, basta excluir a nota.

Entre os demais itens positivos do L9, podem-se destacar as qualidades nas chamadas realizadas com o smartphone. Além disso, sua bateria aguenta mais de dois dias sem recargas (mesmo com Wi-Fi ligado e uso regular da internet).

Pontos fracos

O que mais incomoda no aparelho é sua tela supersensível. Isso porque quando o teclado é utilizado, várias letras são pressionadas na tentativa de acionar apenas uma. O acelerômetro também é hiperativo no L9: quando o usuário faz uma inclinação muito, muito leve para algum dos lados (quando digita deitado, por exemplo), a tela rapidamente muda de posição. 

A integração entre internet e alguns aplicativos também não foi das melhores. Aplicativos como WhatsApp, por vezes, demoraram a enviar a mensagem – outros celulares, em situações semelhantes, se saem melhor. O app do Facebook e o carregamento de páginas na web também engasgaram com mais frequência do que outros aparelhos.