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Óculos prometem descansar vista de usuários de computador; veja teste

Gunnar Sheadog tem 0,2 grau e aumenta um pouco as letras do PC  - Divulgação
Gunnar Sheadog tem 0,2 grau e aumenta um pouco as letras do PC Imagem: Divulgação

Flávio Carneiro

Do UOL, em São Paulo

23/05/2013 06h00

Os óculos da Gunnar são acessórios que prometem diminuir os efeitos negativos que a luminosidade dos eletrônicos causa nos olhos, como o ressecamento, a vermelhidão e o cansaço da vista. Testes feitos pelo UOL Tecnologia mostram que ele pode realmente passar essa sensação de descanso, mas ela pode variar de acordo com o usuário.

Direto ao ponto

Nome: Gunnar Sheadog Mercury
Preço: R$ 350
Pontos positivos: diminui o cansaço da vista e tem design moderno
Pontos negativos: pode ser prejudicial à saúde e preço alto

Depois de colocar o Gunnar Sheadog Mercury no rosto, as letras do computador ficam levemente maiores, mais nítidas e tudo o que é branco no mundo fica amarelo instantaneamente, por causa da cor das lentes (amarelas, como você pode deduzir).

Para testar a eficácia do produto, a reportagem trabalhou o dia inteiro no computador usando os óculos, dirigiu com eles e até jogou um pouco de videogame. Depois das atividades, a comum sensação de cansaço nos olhos parece realmente ter diminuído, como prometido.

Apesar de o efeito positivo, o oftalmologista Paulo Elias Correa Dantas, da Santa Casa de São Paulo, diz não haver bases científicas que comprovem o benefício. “Os acessórios que dizem descansar a vista ou torná-la mais precisa são baseados em apelo comercial. Não há estudos que comprovem a eficácia”, diz. O especialista cita outros tipos de óculos -- para prática de tiro esportivo e para dirigir – que têm a mesma promessa do acessório testado pela reportagem.

O fabricante afirma que as lentes do produto possuem 0,2 grau positivo, aproximando tudo que está à frente das lentes, como as letras do PC. O oftalmologista salienta que, por ser um pequeno grau, não há riscos para a saúde.

Porém, pessoas mais velhas podem ficar “viciadas” se usarem o produto durante longos períodos – é como se usassem óculos com um grau maior que o seu, “forçando” a vista. “Depois de usar os óculos, os músculos dos olhos precisam voltar ao normal, pois receberam ‘ajuda’ do acessório para enxergar. Pessoas com mais de 30 anos vão perdendo essa capacidade de regeneração”, explica Dantas.

O especialista também afirma que pessoas com problemas de visão podem ficar incomodados ao usar o produto. Por isso, o impacto do gadget varia de usuário para usuário, podendo ser positivo ou negativo.

Além da saúde, a estética fala alto nesse caso. Como os óculos têm lentes amarelas, foi um pouco estranho usá-lo no trabalho, por exemplo. O tom de amarelo não é claro o suficiente para ser transparente e nem escuro o bastante para ficar parecido com óculos escuros.

O preço, por fim, é outra questão que precisa ser levada em conta antes da compra. Com o custo de R$ 350, é necessário avaliar se vale o investimento. Se possível, o ideal seria colocar o acessório no rosto antes de comprar, para sentir as mudanças que ele provoca.