Topo

Perfil no Instagram mostra cenas em miniatura criadas com comida e objetos

Ana Ikeda

Do UOL, em São Paulo

23/05/2013 06h00

Quem usa o Instagram sabe que muita gente é viciada em postar foto de comida por lá. O arquiteto William Kass (@wkass) poderia ser mais uma dessas pessoas, mas digamos que os alimentos usados por ele nas imagens estão em um contexto completamente diferente. Com couve-flor, milho, bolachas, cereal, batata palha e até melancia, o artista cria fotos de cenários miniaturizados impressionantes.

O projeto do arquiteto, chamado “Minimize - Little Project”, começou em fevereiro deste ano. A inspiração para compor as cenas que serão fotografadas, diz Kass, vem tanto de filmes (entre eles ''Titanic'', ''Forrest Gump'', ''2001: Uma Odisseia no Espaço'' e ''Os Intocáveis'') como de situações imaginadas do zero. “As ideias explodem na minha cabeça, vou criando briefings [rascunhos] visuais com o que imagino, no papel ou no computador, e pensando nos materiais que vou usar”, explica.

  • Reprodução

    O projeto do arquiteto William Kass, chamado “Minimize - Little Project”, começou em fevereiro deste ano. A inspiração para compor as cenas que serão fotografadas vem tanto de filmes como de situações imaginadas do zero

Além da comida como parte do cenário, Kass vai usando objetos que tem à mão em casa. Isso já fez com que seu pincel de barbear e até o próprio chuveiro aparecessem como coadjuvantes nas cenas miniaturizadas. Os bonecos que aparecem, de aproximadamente dois centímetros, são aqueles mesmos usados em maquetes de ferromodelismo.

O período de produção das fotos varia, segundo ele, dependendo da complexidade da cena – pensada literalmente nos mínimos detalhes. “Tem casos em que monto a cena em um dia. Em outros, já demorei até uma semana procurando um material específico para usar.”

Além dos ajustes de iluminação enquanto fotografa, Kass diz que edita as fotos no computador, antes de publicá-las no seu site e no Instagram. O plano do arquiteto é montar uma exposição com as fotos e lançar um livro para mostrar, além das fotos em si, o processo de criação e produção das cenas.