Topo

Filtros não escondem aquilo que você comenta ou 'curte' no Facebook

Aline Mariano

Do UOL, em São Paulo

29/05/2013 06h00

O leitor Elias entrou em contato com o UOL Tecnologia para saber se é possível limitar quem pode visualizar suas curtidas ou comentários do Facebook. O internauta considera desnecessário que seus amigos tenham acesso a essas ações.

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

De acordo com o departamento de comunicação da rede social, é melhor não realizar essas ações caso o usuário tenha receio quanto a sua divulgação. Isso porque não há como filtrar quem verá aquilo que você curtiu ou comentou.

No site, é possível filtrar quem visualiza aquilo que você compartilha e publica. No entanto, os comentários e curtidas têm outro tipo de filtro.
Sempre que você publica algo, seus amigos podem curtir ou comentar aquele conteúdo – dependendo das suas opções de privacidade. Os amigos desses amigos, por sua vez, podem ver essas curtidas e esses comentários (quando seu amigo interage com você, ele passa a divulgar seu conteúdo também).

Assim sendo, não é possível controlar o acesso a suas publicações.

Para você entender na prática como funciona, aí vai um exemplo. Suponha que a usuário Aline publique algo no Facebook. Sérgio, que é seu amigo, pode ver, curtir e comentar. Caso ele realize alguma dessas ações – curtir e comentar –, os amigos de Sérgio, que não são necessariamente amigos da Aline, poderão ver a postagem dela.