Topo

Microsoft anuncia botão Iniciar em atualização do Windows 8 e mudanças no sistema

Microsoft anuncia volta do menu Iniciar em atualização do sistema operacional Windows 8 - Divulgação
Microsoft anuncia volta do menu Iniciar em atualização do sistema operacional Windows 8 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

30/05/2013 11h38

A Microsoft ouviu a reclamação de usuários do Windows 8 e confirmou que uma atualização do Windows 8, chamada Windows 8.1, terá o menu Iniciar de volta. A informação, junto com outras melhorias do sistema, foi anunciada nesta quinta-feira (30) em um post publicado um blog oficial do Windows (em inglês).

“Nós aprendemos como nossos consumidores estão usando nosso produto e tivemos muito retorno. Nós estamos apresentando centenas de atualizações do nosso produto e de aplicativos. Nós estamos apenas no começo e o potencial que a gente vislumbra é tremendo”, disse Antoine Leblond, vice-presidente corporativo do Windows.

Por ter sido adaptado para funcionar em computadores com interface sensível ao toque, a Microsoft removeu o tradicional menu Iniciar. No entanto, usuários que não têm computadores com tela touchscreen começaram a reclamar da dificuldade em usar o Windows 8 e da falta que faz o menu Iniciar. Uma série de rumores dava conta de que o menu voltaria, mas apenas nesta quinta a empresa confirmou formalmente.

Além da volta do menu, a companhia anunciou que o novo Windows terá uma série de funcionalidades para facilitar a navegação no Windows 8 utilizando teclado e mouse.

Outras melhorias

No post, o executivo da Microsoft ainda cita que a próxima grande atualização do Windows vai ter melhorias na busca (o sistema passará a indexar arquivos do SkyDrive, espaço de armazenamento fornecido pela Microsoft), nos aplicativos da Microsoft (o de fotos, por exemplo, permitirá a edição de imagens), na conectividade com a nuvem (será possível salvar arquivos diretamente no SkyDrive) e na configuração do computador.

Uma versão de testes do Windows 8.1 deve ser apresentada no dia 26 de junho durante o Build, conferência de desenvolvedores da Microsoft. Na ocasião, segundo Leblond, a companhia mostrará ainda mais melhorias para o Windows 8.

  • Divulgação

    Atualização do SkyDrive para Windows 8 permitirá salvar arquivos diretamente no serviço na nuvem