Topo

Fácil de usar, Galaxy Gran Duos tem dois chips e oferece bons recursos

Galaxy Gran Duos tem câmera de 8 megapixels que capta ótimas imagens mesmo a meia-luz - Divulgação
Galaxy Gran Duos tem câmera de 8 megapixels que capta ótimas imagens mesmo a meia-luz Imagem: Divulgação

Bianca Bellucci e Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

31/05/2013 06h00

O smartphone Samsung Galaxy Gran Duos pode agradar a usuários com diversos perfis – dos mais fãs de tecnologia àqueles que têm pouca intimidade com gadgets. Isso porque, apesar de oferecer uma infinidade de bons recursos, o aparelho é muito, muito simples de operar. O aparelho vem ainda com suporte a dois chips telefônicos.

Essa facilidade aparece de cara, com os ícones grandes, bem demarcados e fáceis de serem encontrados e acionados em sua superfície sensível ao toque. Isso se dá principalmente por conta da tela, quase do tamanho de uma raquete de pingue-pongue com suas 5 polegadas.

Dependendo do usuário, no entanto, essa vantagem pode virar desvantagem: com todo esse tamanho, é necessário algum tempo até que o usuário se acostume (ou não) a manusear o “orelhão”.

Para aqueles que querem fazer chamadas e pouca coisa mais, o Grand Duos resolve bem. Além de ter suporte a dois chips e uma interface simples para alterná-los, ele também apresenta ótimo desempenho sem travar ou “picotar” as ligações.

Recursos

Se quiser ir além das chamadas (algo provável após desembolsar os R$ 1.400 sugeridos), o usuário encontra um conjunto de câmeras que agrada. A dianteira, normalmente mais acanhada que a traseira, conta com 2 megapixels. Já a posterior chega a dar inveja em alguns concorrentes. Seus 8 megapixels conseguem captar ótimas imagens mesmo a meia-luz, sem auxílio do flash.

Direto ao ponto

Nome: Samsung Galaxy Gran Duos
Tamanho da tela: 5 polegadas
Sistema operacional: Android 4.1
Processador: : Dual-core de 1,2 GHz
Memória RAM: 1 GB
Armazenamento: 8 GB expansíveis para 32 GB
Dimensões: 144 x 77 x 9,6 mm
Peso: 162 gramas
Preço sugerido: R$ 1.400
Ponto positivos: Ótima qualidade em chamadas, câmera traseira boa, ótima qualidade de vídeo, de áudio e touch, fone de ouvido com várias opções de borrachas
Ponto negativos: Grande até demais, não é lá muito portátil; poderia ter processador mais potente e mais memória RAM.

 

A tela sensível ao toque não trava e muda rapidamente de interface com o toque dos dedos. No jogo Cut the Rope, é possível guiar o doce até o Om Nom, o carismático personagem principal, sem muito esforço. O Wi-Fi também não mostrou resistência na hora de baixar o aplicativo, sem contar o ótimo desempenho em momentos que se deseja assistir a vídeos no YouTube.

Nos testes de áudio e vídeo realizados com o clipe “Gentleman”, do Psy, o que se viu foi  ótima conexão, sem quedas ou interrupção no funcionamento. As cores vibrantes utilizadas pelo cantor sul-coreano vão bem na tela, enquanto o áudio não apresenta distorções nem chiados – esteja o volume no máximo ou no mínimo, com ou sem fone de ouvido.

O que o desabona um pouco todas essas vantagens é que quando se deseja realizar uma série de tarefas robustas ao mesmo tempo, com arquivos multimídia. Nesse caso, o aparelho pode apresentar alguma lentidão.

Voltando ao fone de ouvido, o Galaxy Gran Duos ainda conta com um modelo intra-auricular. A diferença em relação a boa parte dos concorrentes é que este vem com quatro pares de borrachinhas. Assim, o usuário pode escolher aquela que se encaixa melhor dentro de seu ouvido. Outra prova de que o Gran Duos busca unanimidade entre os mais variados tipos de público.